HDT promove palestra sobre Tuberculose

O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), referência em doenças infectocontagiosas, promoveu, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), uma discussão sobre Tuberculose na última sexta-feira (24 de março), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Durante o evento, a enfermeira técnica do Programa de Tuberculose e Divisão de Agravos Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Aline Sampaio Bello, fez um panorama epidemiológico da Tuberculose, em Goiânia.

Só em 2015, a SMS da Capital notificou 238 novos casos de Tuberculose de pessoas que residem em Goiânia, 29 casos a mais em relação a 2014. Em Goiânia, a incidência em 2015 ficou em 16,6 por 100 mil habitantes, sendo que o preconizado é de 10 por 100 mil habitantes. Dos casos notificados, uma situação preocupante é a associação da doença com o HIV, já que dos 238 novos casos notificados em 2015, 33 (18,1%) foram diagnosticados como soro positivo. A investigação do vírus da imunodeficiência humana em todas as pessoas diagnosticadas com Tuberculose é de extrema importância, haja vista que se trata da principal doença dentre os pacientes vivendo com Aids.

O infectologista e diretor de Ensino e Pesquisa do hospital, João Alves, falou sobre a doença e suas atualizações. Ele alertou para a importância do diagnóstico precoce. “Se uma pessoa estiver com tosse há mais de duas semanas, é importante que faça um exame de escarro, para um diagnóstico rápido e já iniciar o tratamento”, informou o médico. Outra orientação feita foi sobre a prevenção. ”Uma maneira importante de prevenir a Tuberculose é o tratamento dos doentes quebrando a cadeia de transmissão”, afirmou o diretor.

Atendimento – O HDT trata os casos mais graves da doença com risco de morte ou de pacientes com resistência aos medicamentos. De acordo com o Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) do hospital, em 2014, foram notificados 175 novos casos na unidade, em 2015, 199 e em 2016,183 casos.

Patologia – A Tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. No Brasil, a Tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo