HDT promove palestra para conscientização e prevenção da violência contra a mulher

Evento realizado pela unidade do Governo de Goiás destaca importância dos direitos das mulheres e o papel da denúncia na luta contra a violência, em atividade alusiva ao Agosto Lilás

Palestrante Thanilla Oliveira (c), Antônio Jorge Maciel e equipe, após palestra no HDT

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), promoveu um evento marcante em prol da conscientização e prevenção da violência contra a mulher, na segunda-feira (28/08). A palestra, ministrada pela advogada e conselheira seccional da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-Goiás), Thanilla Oliveira, marcou as atividades da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em alusão ao Agosto Lilás, dedicado a ampliar a conscientização sobre os direitos das mulheres e ao combate à violência contra a mulher.

Em sua exposição, a advogada abordou, de maneira clara e abrangente, os diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, de gênero, doméstica e familiar. Além disso, ela enfatizou a importância crucial da denúncia nos casos de violência.

“Muitas vezes, as vítimas não estão cientes de que estão sendo submetidas a algum tipo de violência, ou então podem se sentir incapacitadas para buscar ajuda. É de suma importância criar espaços de escuta, que permitam às mulheres esclarecer dúvidas e sintam-se encorajadas a denunciar, contribuindo para a diminuição desses alarmantes índices de violência”, destacou.

O evento contou com a participação dos colaboradores e profissionais de saúde do hospital, que tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o tema. A coordenadora da Gestão de Gente, Amanda Costa, comentou sobre a temática.

“Infelizmente a violência é naturalizada e há uma cultura da violência no nosso País. Aprendemos a nos comportar de determinada forma, e para modificar essa situação precisamos passar por um novo aprendizado, por isso ações de conscientização como é essa são fundamentais”, ressaltou.

O diretor executivo do HDT, Antônio Jorge de Almeida Maciel, comentou sobre a importância da conscientização, principalmente para quem lida diariamente com possíveis vítimas de violência. “Estamos convictos de que, ao disseminar informações acerca dos direitos das mulheres entre nossos colaboradores, estamos fomentando a disseminação desse conhecimento, que terá um impacto direto na qualidade do cuidado prestado às pacientes que podem ser vítimas de violência e ainda não possuem essa consciência”, comentou.

Suyanne Dias (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo