HDT promove apresentação de trabalhos de conclusão de residência médica

Trata-se da segunda sessão realizada de forma on-line pela unidade do Governo de Goiás desde o início da pandemia da Covid-19

Profissionais do HDT durante apresentação on-line dos trabalhos de residênica médica

Em uma sessão on-line, realizada na sexta-feira (4/2), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) promoveu a apresentação dos Trabalhos de Conclusão dos programas de Residência Médica em infectologia e dermatologia da unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). 

Essa foi a segunda apresentação de TCC realizada no formato virtual desde o início da pandemia e contou com a apresentação de quatro residentes do programa de infectologia e dois do programa de dermatologia. Para a supervisora do programa e coordenadora de ensino, Lísia Tomich, o modelo on-line já é consolidado e não prejudica a qualidade dos trabalhos.

“A pandemia nos impôs diversas dificuldades e obstáculos, porém, nós profissionais da saúde,  sabemos que desafios servem justamente para serem superados. Já estamos adaptados à necessidade de encontros on-line e, mais uma vez, os nossos residentes puderam provar a qualidade de sua formação”, disse. Ela ainda complementou que a apresentação do TCC é apenas uma etapa de uma longa jornada vivida pelos residentes.

“Apresentar o TCC foi o fechamento de um ciclo que engloba não só a realização do projeto de pesquisa, mas toda a formação da residência, com aprendizados diários. O HDT tem sido fundamental na formação de diversos profissionais das áreas médicas e multiprofissionais. A unidade oferece todo o suporte necessário para que eles estejam cada vez mais preparados para as demandas da nossa gente que tanto precisa de uma saúde eficiente e humanizada”, explica.

Para a diretora-geral interina do hospital, Karine Borges de Medeiros, a formatura reforça o papel do HDT enquanto unidade formadora de profissionais. “Uma de nossas principais missões é formar gente pra cuidar de gente. Nós sabemos que uma boa formação médica faz toda a diferença, principalmente com o momento demandando mais profissionais da saúde”, afirma. 

“Sendo assim, profissionais qualificados são cada vez mais cobrados pela sociedade e a principal forma de prepará-los é por meio da residência. É importante não só formar médicos, mas ter a certeza de que eles terão uma boa oportunidade para se aprofundar nos conhecimentos”, acrescenta a diretora.

Igor Guimarães (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo