HDT dá início oficial à participação do programa Paciente Seguro

Hospital do Governo de Goiás é uma das três unidades públicas de saúde do Estado a participar do PNSP, do Ministério da Saúde

Coordenadores assistenciais e diretores do HDT na cerimônia de assinatura do termo de compromisso

A prestação do cuidado por profissionais da área da saúde pode ocasionar danos aos pacientes. Embora, na  maioria das vezes, não sejam intencionais, podem acarretar prejuízos físicos, emocionais, sociais e até fatais.

Nos hospitais brasileiros, acredita-se que cerca de 67% dos danos que ocorrem podem ser evitados. Assim, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde, procura minimizar esses riscos trabalhando com ações para efetivar a segurança do paciente nos serviços realizados pelo SUS.

Com esse intuito, o projeto Paciente Seguro tem como objetivo melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 Estados do Brasil, com base no PNSP. Em Goiás, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) foi uma das três unidades públicas de saúde selecionadas para participar do projeto.

Como ação inicial de participação, a unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) recebeu na quinta-feira (15/07) , a visita de enfermeiras do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, que deram início à efetiva presença do HDT no projeto.

Termo de compromisso
Na ocasião, o diretor-geral do hospital, Bruno Almeida, assinou o termo de compromisso, e as facilitadoras do Hospital Moinhos de Vento, enfermeiras Kamyla Vieira e Vanessa Mantovani, cumpriram agenda de avaliação ‘in loco’, com as equipes assistenciais, compartilhando sua expertise para a implantação efetiva de protocolos sobre segurança do paciente.

Para a enfermeira Vanessa Mantovani, uma das facilitadoras do projeto, a intenção da visita foi avaliar o status do HDT em relação às questões que envolvem as práticas de segurança do paciente e apoiar os colaboradores da unidade no processo de melhoria contínua de ações acerca do assunto.

“Um dos intuitos de nossa visita é dar início ao processo de consolidação do HDT no desenvolvimento da metodologia do modelo de melhoria, de forma a disseminar, sistematicamente, com o apoio de melhores práticas e ferramentas, a implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente”, pontuou.

Para Bruno Almeida, a participação do HDT no projeto irá auxiliar na consolidação do hospital como referência em segurança do paciente. “Historicamente, o HDT sempre se preocupou e investiu em ações relacionadas à segurança do paciente. Nossa unidade tem atuado de maneira incessante para aplicar as melhores e mais indicadas práticas. Vamos aproveitar essa experiência tão enriquecedora com membros do Hospital Moinhos de Vento para fortalecer ainda mais nossas equipes, processos e condutas”, prevê
    
Igor Guimarães (texto e foto)/ISG
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo