HDT dá início a curso sobre regulação

Na tarde dessa segunda-feira (19 de março), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES – Governo de Goiás, por meio do seu Núcleo Interno de Regulação (NIR), realizou a abertura da segunda edição do curso “Acesso a Serviços Hospitalares e Entendendo a Regulação enquanto NIR”.

Na tarde dessa segunda-feira (19 de março), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES – Governo de Goiás, por meio do seu Núcleo Interno de Regulação (NIR), realizou a abertura da segunda edição do curso “Acesso a Serviços Hospitalares e Entendendo a Regulação enquanto NIR”. A capacitação é voltada para os colaboradores do hospital e segue até sexta-feira (23 de março), no auditório da unidade, das 14h às 18h.

Representantes da coordenação geral dos Núcleos Internos de Regulação da Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais (Suprass), da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), participaram do evento. Para compor a mesa diretiva foram convidados o gerente de Regulação da SES-GO, Hidelgardes da Silva; o coordenador geral do NIR, Ademir Mazzucco; a enfermeira e membro do apoio técnico e operacional da Suprass, Marina dos Santos Mota; e a diretora geral do HDT, Aline Oliveira.

Aline Oliveira deu as boas vindas a todos e salientou sobre o empenho que o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), gestor do HDT, tem em relação a capacitação e aprendizagem de seus colaboradores. “O nosso principal objetivo é salvar vidas, permitir que o indivíduo melhore sua condição de saúde. E, para isso, é necessário o aprendizado por parte dos profissionais de tudo que possa dar condições de realizar esse belo trabalho”.

A palestra de abertura foi “Entendendo a Regulação com vista ao acesso e seus princípios norteadores”, ministrada pelos enfermeiros Marina Mota e Ademir Mazzuco. Na oportunidade, os convidados explicaram sobre a portaria que regulamentou os Núcleos Internos de Regulação, como é composta a regulação em saúde e também sobre a competência da Suprass, que é promover a equidade de acesso, garantindo a integridade da assistência e permitido ajustar a oferta assistencial, entre outros.

Para complementar, Hidelgardes explicou sobre a gerência de Regulação e citou suas atribuições, como assessorar, apoiar tecnicamente os municípios nas atividades de controle, avaliação e regulação de acesso. “A regulação organiza, integra, articula, monitora e avalia”, observou o gerente, que elogiou a iniciativa da unidade. “O curso é uma ótima estratégia para que todos possam conhecer e entender a Regulação. Pretendo levar essa sugestão a outras unidades”. Ao fim, a coordenadora do NIR do HDT, Maria Rita de Freitas, agradeceu os presentes e convidou a todos para uma participação ativa ao longo da semana. “É importante que todos estejam presentes, uma vez que é a oportunidade de perguntar e esclarecer todas as dúvidas”, reforçou a coordenadora.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo