HDT conquista premiação do Projeto Paciente Seguro

Unidade do Governo de Goiás é vencedora na categoria Inovação em concurso promovido em parceria com o Hospital Moinho dos Ventos e Ministério da Saúde

Integrantes da equipe da UTI apontam para display de mudança de decúbito do paciente

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) participou, entre os dias 15 e 17 de março, de evento do concurso “Usando a nossa criatividade para melhorar a assistência aos nossos pacientes”, promovido pelo Projeto Paciente Seguro (PPS), em parceria com o Hospital Moinho dos Ventos, do Rio Grande do Sul, Proadi-SUS e Ministério da Saúde.

O evento, realizado de forma on-line, contou com a participação de equipes de diversos hospitais que compõem o projeto. A unidade do Governo de Goiás administrada pelo  Instituto Sócrates Guanaes (ISG), foi vencedor na categoria Inovação, apresentando o Display de Mudança de Decúbito – posição em que o paciente se encontra deitado.

A enfermeira supervisora da UTI adulto, Ana Paula Serrato, explicou com maiores detalhes a ação adotada pela unidade. “O Time de Lesão por Pressão – formado por colaboradores da enfermagem e da fisioterapia – é responsável por desenvolver ações a fim de evitar danos que surgem na pele dos pacientes durante o seu tratamento e internação na unidade”, explica a profissional, ao lembrar que o hospital já contava com algumas estratégias visuais de reforço aos colaboradores acerca do momento certo de mudar o decúbito dos pacientes. 

“No entanto, percebemos que um alerta sonoro poderia ser incrementado. Nossa ferramenta adotada emite, de duas em duas horas, um sinal sonoro que tem a intenção de gerar a atenção dos colaboradores de forma auditiva. A partir do soar do alarme, toda a equipe presente se mobiliza para mudar o decúbito do paciente”, acrescentou.

A diretora técnica da unidade, Karine Borges de Medeiros, celebrou o reconhecimento obtido  e reforçou que criatividade e inovação fazem parte do “DNA” dos colaboradores do HDT. “Ser reconhecido por práticas positivas é sempre muito importante. Temos aqui no HDT uma equipe extremamente criativa e proativa. Esse reconhecimento é mais uma prova de que é possível sempre promover melhorias contínuas na saúde gastando-se pouco, associando economicidade com eficiência.”, comemorou a diretora.

Igor Guimarães (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo