HDT celebra a importância dos Cuidados Paliativos

Data lembrada mundialmente é comemorada na unidade o Governo de Goiás durante todo o mês de outubro com o tema Meu Cuidado. Meu Conforto

Colaboradores do HDT que integram a equipe de Cuidados Paliativos da unidade do Governo de Goiás

No segundo sábado de outubro é comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebração que em 2020 foi estendida para o mês todo pelo Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás. A equipe de Cuidados Paliativos do hospital aproveitou a data para entregar aos colaboradores assistenciais materiais informativos sobre a importância dos cuidados e quando acionar a equipe responsável por esse trabalho. 

Todo ano, a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPC) lança um tema para marcar as comemorações e iniciativas relacionadas à data. E, neste ano, o tema escolhido é Meu Cuidado. Meu Conforto.

A responsável pelo Núcleo Técnico Científico de Cuidados Paliativos (NTCCP) do HDT, Jaqueline Cássia de Castro, explica que os cuidados paliativos são tratamentos centrados na prevenção e redução do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual de pacientes com doenças crônicas e agudas que ameaçam a vida, independentemente do estágio da enfermidade.

“A assistência é promovida pela equipe multidisciplinar do hospital, formada por profissionais da psicologia, da fonoaudiologia, da fisioterapia, do serviço social e da terapia ocupacional”, afirma a médica Jaqueline. 

Importância
Essa especialidade tem como objetivo proteger as pessoas do sofrimento causado por doenças prolongadas. O conforto oferecido inclui alívio e prevenção de incômodos físicos, como dores, náuseas, falta de ar e ainda amparo emocional, social e espiritual ao paciente e à família. 

“Além do apoio cedido durante o tratamento da doença, nossa equipe oferece ajuda no compartilhamento de decisões, na comunicação de más notícias e na má adesão ao tratamento”, ressalta Jaqueline. 

Ao enfatizar a importância desses cuidados, a acompanhante Maria Lúcia, irmã do paciente Antônio Carlos, internado no HDT há três meses, deixou uma carta em agradecimento pela assistência prestada pelos profissionais da equipe multidisciplinar da unidade, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).

“Gratidão é a palavra que expressa todo o cuidado, zelo e carinho concedido ao Antônio. O nosso muito obrigado. Vocês fazem a diferença, e ainda continuam fazendo, pois todo esforço é visto com sucesso ao ver o desenvolvimento e o sorriso no rosto do nosso bem maior, que é meu irmão.”

Segundo a diretora técnica interina da unidade, Fernanda Pedrosa, as ações promovidas pelos Cuidados Paliativos e elogios como o de Maria Lúcia são a mola propulsora da assistência no hospital. 

“O ano de 2020 tem sido repleto de desafios para toda a nossa equipe, porém é muito gratificante perceber como todos têm se empenhado em promover um atendimento cada vez mais qualificado para a nossa população que tanto precisa”, disse.

Patrícia Borges (texto e foto)/ISG
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo