HDT alerta para prevenção a DSTs no período de carnaval

Com o intuito de colaborar com a redução do número de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids contraídas durante o período de carnaval, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES – Governo de Goiás, desenvolveu ações internas e externas alertando a população sobre a importância da prevenção. A preocupação com o feriado prolongado se deve ao hábito de comemorar a data com festas e bebidas, muitas vezes praticando sexo sem proteção, situação propícia para ser infectado por uma DST – ou até mesmo a Aids/HIV – que não tem cura.

Para alertar a população externa do hospital, na manhã desta sexta-feira (9 de fevereiro), o HDT participou do lançamento da Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF-GO), no posto da PRF na BR-153, próximo a Hidrolândia. Na oportunidade, os colaboradores distribuiram kits aos motoristas com preservativos masculino e feminino e folhetos explicativos sobre as DSTs/Aids e também sobre dengue e febre amarela. A ação foi bem recebida pelas pessoas que passavam pela rodovia. O advogado Renato Ala, que estava indo para Caldas Novas, elogiou a iniciativa. “As pessoas precisam se conscientizar e usar preservativo e nada melhor do que um hospital de referência como o HDT para trazer esse alerta e informação para o cidadão”, disse. Para o superintendente da PRF de Goiás, Álvaro Resende, “essa parceria tem tudo a ver com o tipo de feriado e é sempre bom alertar sobre segurança não somente nas estradas, mas também na saúde”.

E para conscientizar as pessoas que estão dentro do hospital, o bloco da prevenção, composto por colaboradores do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), percorreram todos os setores, distribuindo kits com preservativos e folhetos explicativos para pacientes e funcionários.  Para advertir de que bebida alcoólica não combina com direção, também foi colocado um carro com garrafas de bebidas, simulando um acidente com vítima fatal, na entrada do hospital. A cena impressionou a paciente Maria das Graças. “Quando olhei, levei um susto! Acho que o recado foi bem dado. Quem viu essa cena não vai querer brincar com a vida”, afirmou. Para o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Organização Social, gestora do HDT, todas essas ações reforçam a missão principal do hospital, que é salvar vidas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo