HDS realiza ciclo de palestra sobre inteligência emocional, pelo Janeiro Branco

Ação conduzida por profissionais da unidade do Governo de Goiás tem como base os pilares da inteligência emocional

Profissionais do HDS durante breve intervalo da ação que destacou importância da saúde mental

No mês dedicado à saúde mental, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) promoveu a campanha Janeiro Branco – Inteligência Emocional, que teve por objetivo conscientizar os profissionais quanto ao cuidado com a saúde mental e o uso das emoções de maneira inteligente para potencializar as relações humanas, realizar os sonhos e estimular práticas de cuidado com a saúde mental de modo a prevenir o adoecimento e sofrimento emocional.

A ação foi conduzida pela supervisora de Recursos Humanos e a psicóloga organizacional, Larissa Andrade Bento e Joyce Vânia Rodrigues Lopes, ambas profissionais da unidade do Governo de Goiás. Com base nos cinco pilares da inteligência emocional: autoconsciência, empatia, controle emocional, motivação e habilidades sociais, as profissionais repassaram como principal mensagem a importância de conhecer as emoções para tornar as relações mais assertivas e produtivas no trabalho.

"A inteligência emocional é considerada uma habilidade, portanto, pode ser desenvolvida. As emoções fazem parte do que somos e podem dizer muito sobre nós e como lidamos com as situações corriqueiras. Saber reconhecer e administrar nossas emoções em diferentes situações influenciam de forma significativa na nossa vida pessoal e profissional, e nos permite levar uma vida mais saudável e equilibrada", ressalta a Joyce.

A profissional destaca ainda que as pessoas que sabem reconhecer as emoções em si e nos outros, e sabem administrar aquilo que estão sentindo, constroem relações mais satisfatórias com quem convivem. E essa é uma habilidade fundamental dentro de uma organização. “A inteligência emocional ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, aumenta a empatia, a autoconfiança, aprimora a capacidade de tomar decisões, traz mais equilíbrio emocional, aprimora a capacidade de resiliência, entre outros”, diz.

Para José Erivan da Silva Lima, que participou do evento, foi uma palestra agregadora. "O assunto tem tudo a ver com nossa rotina de trabalho e nos desperta para a reflexão sobre nosso bem-estar", avaliou, 

"É um tema de grande relevância e extremamente importante, pois auxilia no convívio entre os profissionais, na capacidade de entender e agir em situações de conflito e, principalmente, trazer soluções pautadas na avaliação da situação, tendo a racionalidade para tomar as decisões. A inteligência emocional está totalmente ligada às relações de trabalho e interpessoais, pelo fato de sermos uma equipe multiprofissional, com experiências, perfis e interpretações distintas", ressaltou o supervisor de Reabilitação Ambulatorial, Marcos Paulo Ribeiro dos Santos.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo