HDS realiza 270 atendimentos no Dia de Prevenção de Quedas

Atividades alusivas ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas contaram com teste de equilíbrio, orientações ambientais e dinâmica de fatores de risco, entre outros

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), realizou 270 atendimentos direcionados aos seus usuários no Dia de Prevenção de Quedas da unidade, que integra a Secretaria de Estado da Saúde de GoiÁS (SES-GO). A ação foi realizada na sexta-feira, 28, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho.

O aposentado Santana José dos Reis, de 82 anos, foi uma das pessoas atendidas. Ele relatou que já sofreu várias quedas. “Fico tonto, minhas vistas escurecem e caio. Da última vez, quando acordei já estava no hospital”. Ele passou por testes e foi avaliado por profissionais do hospital.

Um dos atendimentos realizados durante a ação foi o teste de equilíbrio. A fisioterapeuta do HDS, Fernanda Silva Rocha, explicou a importância da atividade, principalmente com idosos. “A partir desse teste, classificamos o risco de queda do paciente, o que é muito importante na hora de traçar o plano terapêutico do nosso usuário e de conseguir maior eficácia no tratamento”.

O Dia de Prevenção de Quedas do HDS também ofereceu atividades como: orientações ambientais, dinâmicas de fatores de risco, exercícios para prevenção de quedas, entrega de cartilhas informativas e consultas não medicas nas especialidades de enfermagem, nutrição, farmácia e odontologia.

Prevenção de acidentes

A supervisora psicossocial do HDS, Cledma Pereira Ludovico de Almeida, explicou que o objetivo da ação é mobilizar pacientes e cuidadores a respeito dos riscos e consequências da queda. “Precisamos, cada vez mais, falar e orientar famílias e pacientes sobre a prevenção de acidentes, principalmente com idosos. Muitas vezes, uma simples queda pode levar uma pessoa a óbito. Com esse trabalho realizado hoje, conseguimos identificar e encaminhar mais pacientes para participarem do Grupo de Prevenção de Quedas do HDS, que já acontece na unidade”.

A queda de pessoas acima de 60 anos é um problema de saúde pública que cresce a cada ano no Brasil. As dificuldades em decorrência do avanço da idade fazem com que muitos se tornem vulneráveis a acidentes e quedas dentro da própria casa. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 12 mil desses idosos morreram por causa de quedas em 2017. Outros 30%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, sofrem pelo menos uma queda e 50% deles acabam ficando com a mobilidade reduzida.

Rafaela Bernardes (texto e fotos), do ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo