HDS promove webinar sobre avaliação multidimensional da pessoa idosa

Realizado pelo CEPT, evento virtual reúne profissionais da unidade do Governo de Goiás de diversas áreas do conhecimento

Profissional do HDS acompanha debate sobre avaliação multidisciplinar da pessoa idosa

A avaliação multidimensional da pessoa idosa foi tema do segundo webinar promovido pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento (CEPT) do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade do Governo de Goiás. 

O evento, realizado na tarde de segunda-feira, 22, contou com a participação de oito profissionais da instituição, de diversas áreas do conhecimento que, na ocasião, apresentaram particularidades da vivência prática na aplicação dos rastreios que reduzem o risco de desfechos indesejados na saúde global da pessoa idosa.

A avaliação multidimensional da pessoa idosa é um procedimento fundamental para avaliação e seguimento clínico dos pacientes idosos que, por características intrínsecas ao processo do envelhecimento humano e maior susceptibilidade e vulnerabilidade para múltiplas condições médicas, de caráter biológico, psicológico e/ou social, necessitam de uma análise mais abrangente.

A abertura do evento foi conduzida pela médica geriatra e diretora técnica do HDS, Lívia Evangelista do Rocha Aguilar. De acordo com a profissional, nos últimos anos houve um crescimento da população idosa com registro de comorbidades – 65% das pessoas com idade entre 65 e 85 e 82% entre os idosos acima de 85 anos. A médica destacou que a maneira mais adequada para avaliar o idoso e planejar intervenções é por meio da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA).

Tendo em vista que o envelhecimento saudável não é apenas de responsabilidade do indivíduo, a Avaliação Geriátrica Ampla oferecida pelo HDS é muito mais do que um simples diagnóstico ou tratamento. Trata-se de um plano terapêutico com foco na manutenção e recuperação da capacidade funcional do idoso. A avaliação é realizada por uma equipe interdisciplinar que, a partir dos resultados obtidos, traçam o plano terapêutico singular. O evento está gravado no canal da Agir no YouTube.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo