HDS promove palestra on-line sobre ‘feedback’ para colaboradores

Evento realizado na unidade do Governo de Goiás tem como objetivo promover o desenvolvimento e o alcance dos melhores resultados

Captura de tela mostra participantes do debate promovido pela unidade do Governo de Goiás

Tendo em vista que o ‘feedback’ é uma ferramenta de alto valor na gestão de pessoas, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) promoveu na quarta-feira (1º/9), palestra on-line para os profissionais da unidade do Governo de Goiás. O convidado para tratar do assunto foi o especialista em comportamento humano Eduardo Rodrigues.

Na abertura do evento, a diretora-geral do HDS, Mônica Ribeiro Costa, após externar boas-vindas aos participantes, ressaltou que o ‘feedback’, muito além de um momento formal, é uma prática cotidiana que promove o desenvolvimento e o alcance dos melhores resultados.

Ao iniciar a palestra, os participantes responderam à pergunta: “como você chegou aqui hoje?’, feito pelo palestrante para absorver as expectativas de cada um. Eduardo explicou que é preciso considerar o sentimento para sair do formal na aplicação do ‘feedback’.

Segundo Eduardo, ao recorrer ao ‘feedback’ de forma contínua, com as técnicas corretas, o líder promove a cultura do diálogo, estabelecendo relações transparentes e uma equipe engajada e produtiva. “É preciso humildade e sabedoria para compreender que o ‘feedback’ é um processo de crescimento saudável entre as partes, líder e liderado. É um diálogo e não um desabafo”, pontua.

Desenvolvimento da pessoa, clareza, abordagem livre de julgamentos, reflexão e mudança são algumas das características citadas pelo especialista para explicar o que é ‘feedback’ e os benefícios que contribuem para a maximização da cultura do diálogo, criação das regras de ouro e das políticas para o bom convívio e outros fatores que reduzem incertezas, direciona e motiva.

‘Feedback’ valioso
Para ele, o ‘feedback’ valioso é aquele explícito e positivo, pois, nesse contexto, ao receber informações sobre sua performance, no sentido de ajudar a melhorar, o colaborador se sente valorizado e cada vez mais motivado a entregar sempre o melhor, de forma contínua. 

E para aplicação desse ‘feedback’, o gestor precisa se basear no ciclo de 3, que consistem em três perguntas (o que você tem feito bem, o que precisa melhorar e como suas forças podem atacar esses pontos de melhoria), três etapas (dia do feedback, checagem do progresso e desenvolvimento alcançado) e três direções (líder e liderado, colegas de trabalho e liderado e líder). Ao final, Eduardo ressaltou a importância do ‘feedback’ para uma liderança mais humana.

“Foi uma palestra esclarecedora”, afirmou a diretora técnica, Lívia Evangelista da Rocha Aguilar. Para o diretor administrativo e financeiro, Darlan Dias Santana, foi uma oportunidade de aprendizado para ser aplicado nas esferas pessoal e profissional. 

“Tudo que foi falado aqui, hoje, posso aplicar não somente na rotina de trabalho, mas na vida pessoal também. O ‘feedback’ é relevante para o desenvolvimento e fomentação de uma comunicação assertiva”, reforçou Darlan.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

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