HDS promove interação intergeracional, com Projeto Luz da Idade

Legado do projeto da unidade do Governo de Goiás vai além do fortalecimento das gerações presentes, com a criação de um futuro mais inclusivo, respeitoso e harmonioso

HDS propicia interação entre pacientes idosos da unidade com estudantes de escola municipal

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou, no dia 30 de agosto, mais uma edição do Projeto Luz da Idade, um projeto de exemplo notável de como a interação intergeracional pode enriquecer a vida das pessoas de todas as idades. Ao promover a troca de conhecimento, experiências e afeto entre idosos e crianças, o projeto desafia as noções convencionais de envelhecimento e educação, criando um ambiente onde ambos os grupos florescem.

 A supervisora de Reabilitação da Residência Assistencial e Internação, Cledma Ludovico, explica que, no cenário contemporâneo, em que as rotinas muitas vezes se tornam isoladas e as gerações parecem distantes umas das outras, surge o Projeto Luz da Idade, como um raio de esperança e inspiração.

“Este projeto inovador busca criar uma ponte entre duas faixas etárias distintas, promovendo uma interação enriquecedora entre idosos da Residência Assistencial Santa Marta e crianças da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta, parceira do projeto. O resultado é um ambiente que propicia crescimento e desenvolvimento mútuo, transcendendo as barreiras de idade e fortalecendo os laços comunitários”, define Cledma.

A profissional afirma ainda que a importância do projeto é evidente em diversos aspectos. “Em primeiro lugar, ele desafia a concepção tradicional de envelhecimento como um período de isolamento. Através da interação com crianças cheias de energia e curiosidade, os idosos são estimulados a participar ativamente, compartilhar suas experiências e conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Essa troca de saberes contribui para uma sensação renovada de relevância e pertencimento, o que, por sua vez, influencia positivamente sua saúde mental e emocional.”

As ações do projeto ainda proporcionam um ambiente onde as crianças aprendem lições inestimáveis que vão além dos livros didáticos. A convivência com os idosos ajuda as crianças a desenvolverem empatia, respeito e compreensão por pessoas de diferentes gerações. Elas testemunham a riqueza de histórias de vida dos idosos, aprendem sobre a história local e valores culturais e ainda superam estereótipos negativos frequentemente associados ao envelhecimento.

No projeto, o HDS e a escola unem esforços, compartilham recursos e experiências, construindo uma comunidade mais unida e resiliente. O Luz da Idade transcende as paredes das instituições envolvidas e cria um impacto positivo em todo o bairro inspirando outras comunidades.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo