HDS passa por auditoria interna do Núcleo de Compliace e Qualidade

Vinte e três requisitos da unidade do Govenro de Goiás são avaliados com base nas políticas corporativas, decretos e leis federais, estaduais e municipais

Profissionais do HDS apresentam dados utilizados durante auditoria, realizada no formato on-line

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) teve suas atividades submetidas a processo de auditoria interna conduzido pelo Núcleo de Compliance e Qualidade (NCQ) da Agir, organização social que administra a unidade, com apoio do Serviço de Qualidade do hospital. A iniciativa teve com objetivo identificar as boas práticas realizadas na instituição e apontar possíveis melhorias.

Considerada ferramenta valiosa para redução de riscos e melhoria nos processos, a auditoria interna do NCQ se faz necessária para avaliar a eficiência e eficácia das ações garantindo a conformidade.

A chefe do NCQ, Helca de Sousa Nascimento, explica que, em Goiás, a fim de fortalecer a cooperação entre instituições privadas e a administração pública para a realização conjunta de serviços públicos, foi publicada a Lei Estadual nº 20.489/2019, com diretrizes para uma atuação com integridade.

Em seu artigo 3º, inciso 2, essa norma estabelece como objetivo a ser alcançado nessas parcerias: garantir a execução dos contratos em conformidade com a lei e regularmente pertinentes a cada atividade contratada.

“Ao promover a auditoria interna dos processos executados pelas equipes atuantes nas unidades estaduais de saúde gerenciadas pela Agir, como o HDS, atesta a importância de evidenciar suas boas práticas. Assim, pode replicar detalhadamente cada fluxo, cada protocolo, cada projeto, de forma sistemática, o que garante a qualidade e a eficiência de suas entregas”, explica Helca.

A profissional destaca que a conformidade é uma ferramenta que sedimenta e enriquece o proceder profissional e proporciona ciência da grandeza em servir ao público, vinculados ao bem-estar de todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), razão principal de todos os esforços empreendidos para cumprimento dessa legislação que defende a integralidade, a isonomia e a dignidade humana.

Para a diretora administrativa e financeira, Silmonia Saturnino Fernandes, o HDS é uma instituição que aspira por certificações e o resultado da auditoria interna proporcionará um vasto universo de oportunidades.

"É uma preparação importante para podermos, futuramente, sermos auditados por instituições externas e, assim, obtermos certificações para a nossa unidade, que tem desenvolvido um trabalho humanizado, ético e seguro para os nossos pacientes. É uma auditoria que veio com um olhar não somente de auditar, mas também de consultoria, para que possamos corrigir os caminhos e seguirmos com foco na melhoria contínua dos processos".

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo