HDS entra em campo com ações contra a diabetes

Pacientes receberam orientações com nutricionistas da unidade e fizeram testes de glicemia capilar para controle da doença

Pacientes receberam orientações com nutricionistas da unidade e fizeram testes de glicemia capilar para controle da doença
O time de peso do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia (HDS) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), entrou em campo contra a diabetes e promoveu ações voltadas à prevenção e controle da doença. O momento, realizado na manhã da última quinta-feira (24/11), foi organizado pelas equipes de nutrição e enfermagem, sendo feita a aferição da glicemia e atendimento com nutricionista, horas antes da bola rolar entre Brasil e Sérvia, na Copa do Catar.
 
Considerada uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo, a diabetes é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia), devido à ausência de insulina ou a incapacidade desse hormônio exercer suas funções. A nutricionista, Jeovana Cordeiro, explicou que a insulina é produzida no pâncreas e é responsável por baixar os níveis de açúcar no sangue, por isso, no ataque contra a doença, manter uma alimentação balanceada e exercícios físicos são hábitos importantes para a prevenção e o controle da doença.
 
A profissional afirmou ainda, que contra a diabetes, todos podemos ser campeões. “Manter hábitos saudáveis é fundamental para minimizar o risco de desenvolver diabetes e para quem tem o diagnóstico da doença, é primordial para manter o controle dos níveis de açúcar”.
 
Para a ação, a equipe montou um mural ilustrativo contendo a quantidade de açúcar em produtos industrializados. O paciente Gilmar Ribeiro dos Reis, ficou surpreso ao descobrir a quantidade de açúcar contida numa caixa de achocolatado. “São produtos que consumimos no dia a dia e confesso que fiquei espantado ao saber da quantidade de açúcar contida em cada. É uma ação que nos faz refletir sobre a importância da prática de hábitos saudáveis”, afirmou.
 
O supervisor da multiprofissional, Marcos Paulo Ribeiro, ressaltou que essa foi uma ação que foi ao encontro do propósito da unidade, que é cuidar de vidas. “Aqui na unidade, a maioria dos nossos pacientes são portadores de doenças crônicas, e essas ações de promoção à saúde, que tem como foco prevenir e orientar, reduz o risco de o paciente ter complicações nas suas comorbidades. E para o colaborador é uma oportunidade de checar a condição da saúde, pois, ao mesmo tempo em que trabalha, também cuida da saúde”, disse Marcos Paulo.
 
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões.   

 

Texto e Foto: Naiclea Luzia da Silva/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo