HDS cria unidade de cuidados prolongados e serviço de atenção domiciliar

UCP conta com 14 leitos, que são voltados para pacientes estáveis, e SAD tem por finalidade oferecer assistência multiprofissional ao usuário do SUS

Unidade de Cuidados Prolongados do HDS, que criou também o Serviço de Atenção Domiciliar

Em seu propósito de cuidar de vidas, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) caminha rumo à expansão. Prova disso, é a implantação de dois novos serviços: Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

A UCP conta com 14 leitos, que são voltados para pacientes estáveis, com patologias sejam crônicas e/ou em cuidados paliativos que necessitem de atendimento hospitalar ou pacientes que precisem de cuidados de transição para a desospitalização segura e retorno à suas respectivas residências.

O serviço da unidade do Governo de Goiás conta com uma equipe assistencial, que promoverá o cuidado individualizado e humanizado ao paciente hospitalizado, ao proporcionar o reestabelecimento das suas funções e atividades, com foco na autonomia e reinserção na comunidade.

A médica geriatra supervisora da UCP, Marina Moreira Lopes, fala sobre a importância da abertura do serviço. “São leitos de internação hospitalar voltados para a transição de cuidados, ou seja, para que o retorno do paciente à casa seja de forma segura e eficiente. Por isso, é importante a presença do acompanhante, que se torna fundamental para nos auxiliar no cuidado do paciente, o qual receberá orientações e treinamentos, tornando-o protagonista na rotina de cuidados”, explica a médica.

Saúde no Lar
O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) foi intitulado de Programa Saúde no Lar, após votação entre os colaboradores da unidade. O serviço tem por finalidade oferecer assistência multiprofissional à saúde do usuário do SUS no domicílio, como uma modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar já existente.

O supervisor do serviço, Thiago Delano Alves Rodrigues, explica que o conforto do lar e a participação dos próprios familiares no cuidado contribuem com a melhor recuperação dos pacientes. “Aquele paciente que ficou hospitalizado, apresentou melhora do quadro clínico e tem condições de continuar o seu tratamento e sua recuperação em casa serão beneficiados por este serviço”.

O profissional afirma que além de proporcionar humanização no cuidado e reduzir o tempo de permanência dos pacientes na unidade hospitalar, também promove fluidez dos serviços de saúde como um todo.

Os serviços são compostos por uma equipe multiprofissional de Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Farmacêuticos e Terapeutas Ocupacionais. 

O atendimento será prestado a moradores de toda a Região Metropolitana de Goiânia e  de cidades localizadas até a 50 km da unidade HDS. Para fazer uso dos serviços, o encaminhamento será feito por meio do sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo