HDS adota metodologia Huddle para melhoria contínua dos processos assistenciais

Uso da ferramenta proporciona alinhamento entre as equipes da unidade do Governo de Goiás,  identifica falhas antes de ocorrerem e permite elencar ações de melhorias

Profissionais do HDS durante uma das reuniões diárias inspiradas na metodologia Huddle

Uma reunião de curta duração, de no máximo 20 minutos, realizada diariamente, é a recente estratégia implantada pela supervisão da Unidade de Cuidados Prolongados e Residência Assistencial do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). A iniciativa visa possibilitar o gerenciamento de problemas pontuais na unidade do Governo de Goiás, ampliando a qualidade do atendimento e da segurança do paciente.

A supervisora de Reabilitação da Residência Assistencial e Internação, Cledma Pereira Ludovico, explica que o uso da metologia proporciona alinhamento entre as equipes e a consequente identificação de possíveis falhas antes mesmo de ocorrerem e possibilita elencar ações de melhorias. “O uso da ferramenta Huddle aperfeiçoa os processos de trabalho, com reflexos nos êxitos da assistência e nas altas hospitalares. Todo esse processo está voltado para o bem-estar do paciente, sem desperdício de recursos e de tempo”, afirma.

No HDS, os encontros são realizados diariamente, sendo que, na sexta-feira, a reunião sempre é estendida para discussão de alguns pacientes elencados como prioritários, na qual os profissionais discutem casos específicos no que se refere ao Projeto Terapêutico Singular dos pacientes em atendimento. São debates que aumentam a compreensão e auxiliam no desenvolvimento de uma cultura de segurança e qualidade no atendimento.

Segundo Cledma, com a implantação do Huddle, houve reflexo direto na melhoria da qualidade da assistência oferecida pelo hospital, ao criar uma gestão compartilhada, na qual cada área contribui com o todo. A profissional ressalta ainda que os benefícios notados após a implantação foram a estimulação da colaboração espontânea, e os profissionais conseguem ter uma conversa restrita, sem interrupções e sem distrações.

Naiclea Silva (texto e foto)/Agir

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