HCN oferece tratamento humanizado com ‘enfermeiro navegador’

Profissional acompanha toda a jornada do paciente em tratamento no centro de oncologia da unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu

Enfermeira navegadora acompanha jornada do paciente, inclusive parte burocrática, no HCN

Referência na área de oncologia, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) é o primeiro da rede estadual a ter o seu próprio centro de oncologia. Inaugurado em julho de 2022, o espaço possui 36 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe multiprofissional voltada para essa especialidade.

Nesse contexto, destaca-se a figura do enfermeiro navegador, profissional que acompanha toda a jornada do paciente durante o tratamento humanizado oncológico da unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

A navegação é um trabalho que engloba todos os aspectos envolvidos no cuidado do paciente, inclusive os burocráticos, a fim de auxiliar sua jornada e garantir o melhor desfecho durante o tratamento. Ela envolve tanto o relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes quanto à integração processual dos hospitais e clínicas de atendimento.

De acordo com o gerente de oncologia, Marcelo Ramos, o tratamento pode ser longo e complexo, o que exige muito, tanto emocional quanto fisicamente do paciente. "Muitas pessoas deixam quase toda rotina de lado quando recebem um diagnóstico de câncer. A ideia é que os profissionais de navegação, geralmente enfermeiros, ajudem a pessoa com diagnóstico de câncer a transpor as possíveis barreiras ao seu tratamento, sejam elas administrativas, financeiras ou psicológicas”, completa o gerente.

O trabalho do enfermeiro navegador, na prática, inclui atividades como apoio na organização do tratamento e cuidados necessários; olhar diferenciado na jornada do paciente, garantindo tratamento psicológico e medicamentos para sua recuperação; suporte na realização de consultas e exames, realizando agendamento e garantindo o retorno com o especialista; manter o histórico de saúde do paciente sempre atualizado; e, acima de tudo, ser o apoio entre o paciente e a equipe multiprofissional da unidade.

Nesse sentido, a equipe de oncologia do HCN trabalha com o processo de navegação do paciente desde o primeiro momento, garantindo o cadastro e promovendo todo apoio necessário. A equipe do hospital acompanha e auxilia a realização de todos os exames, biópsias, cirurgias e consultas com especialistas durante a internação, realizando acompanhamento via telefone e WhatsApp, sanando dúvidas e verificando a condição de saúde dos pacientes que seguem o tratamento ambulatorial.

O profissional de navegação ainda promove o acionamento da equipe multidisciplinar, como psicologia e serviço social, para auxiliar os pacientes na condução do tratamento oncológico, para minimizar riscos e desistências.

Atendimento e espaço humanizados
O centro oncológico do HCN tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês, e conta com o atendimento humanizado, proposta que permeia toda a unidade. Além dos equipamentos de ponta, o Gigante do Norte visa garantir um atendimento e recepção humanizados não só para os pacientes, mas também para seus acompanhantes. O centro oncológico conta com espaço específico para os familiares, salão de beleza e oficinas de maquiagem, tudo para garantir o melhor acolhimento durante o tratamento.

Segundo Marcelo Ramos, a presença do acompanhante durante o processo de tratamento também é de extrema importância. “Nossas atenções também estão voltadas para atender às necessidades dessas pessoas dentro do hospital, sempre orientando, treinando e direcionando. Sabemos que eles se tornam a referência do paciente com câncer. Sem eles, muitas vezes, o paciente pode se deprimir e até pensar em abandonar o tratamento”, completa ele.

O hospital dispõe  também de uma unidade de internação específica para recuperação dos pacientes oncológicos, que é utilizada para acomodá-los em caso de procedimentos cirúrgicos relacionados ao seu tratamento.

O agendamento pode ser realizado via regulação estadual para pacientes que já têm diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir o diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população da região norte do Estado.

Para mais informações sobre a oncologia, basta entrar em contato pelo telefone (62) 3121-5418 e acompanhar as notícias do grupo de saúde de Uruaçu https://bit.ly/3kIL1xu

Victor Weber (texto e foto)/Imed

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo