HCN de Uruaçu promove ações para Valorização da Vida

Ações acontecem no Setembro Amarelo, com  foco no bem-estar mental e emocional dos profissionais de saúde

A equipe do Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, promoveu várias ações para conscientizar os colaboradores sobre o Setembro Amarelo, mês em que acontece a campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. As ações começaram dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com uma palestra sobre o tema no auditório, com a psicóloga Ana Letícia Dorneles, especialista em Psicologia Hospitalar pelo Programa de Residência Multidisciplinar da Secretaria Estadual de Saúde em Goiás (SES).

A psicóloga ressaltou que a conscientização e a prevenção são o melhor caminho para combater o suicídio. Ana Letícia expôs fatores de risco, como estresse no trabalho, Síndrome de Burnout, saúde mental. “É preciso ficarmos atentos ao histórico familiar de suicídio, perdas afetivas, crises financeiras, conflitos familiares, abuso físico ou sexual, acesso a meios letais, por exemplo.”

Durante a palestra, foram apresentadas as estratégias de prevenção, como rede de apoio familiar e social, disposição pessoal para buscar e/ou receber a ajuda, empregabilidade/qualidade de vida no trabalho e acessos a serviços de saúde mental são imprescindíveis para que mortes possam ser evitadas.

Musicoterapia com ginástica laboral.

Nos dias 13, 14, 15 e 16 os colaboradores participaram de oficinas de Ioga, Meditação e Musicoterapia com ginástica laboral. No dia 15, a diretora geral do HCN, Anamaria Arruda palestrou sobre o tema "Felicidade" e mostrou 13 passos para nutrir esse sentimento “importante e necessário para que possamos ter uma vida mais leve, mais saudável e com sonhos realizáveis”, explicou.

Um arco com balões foi colocado na entrada da assistência e os colaboradores que chegavam recebiam mensagens motivacionais. Já os que trabalham na administração, receberam as mensagens e um bombom para marcar a campanha. “A saúde física, emocional, espiritual e mental são fundamentais para que as pessoas valorizem a vida e muitas vezes pequenos gestos podem contribuir para isso”, ressaltou a gerente assistencial, Larissa Faleiro Carvalho Gill. 

​Adrianne Vitoreli  (texto e fotos ) Agir 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo