Grupo “Gestar Vidas” de maternidade estadual participa de roda de conversa com pediatra

Encontro na unidade de saúde do Governo teve o objetivo de orientar sobre os cuidados necessários com o bebê, além de tirar dúvidas referentes ao parto, aleitamento materno e como se preparar para receber o recém-nascido em casa

O oitavo encontro garantiu um momento de esclarecimentos sobre alimentação, banho de sol, posição ideal para o bebê dormir, entre outras dúvidas das mães e gestantes

Durante a gravidez surgem muitas dúvidas, principalmente para as mães que estão na primeira gestação. Para esclarecer e sanar as dúvidas e inseguranças das gestantes, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), durante o oitavo encontro do grupo “Gestar Vidas”, ocorrido na quinta-feira (24/08), promoveu uma roda de conversa com a pediatra Marina Oliveira.
 
Recepcionadas pelas assistentes sociais Lourdes Maria e Tammy Lopes, as gestantes encheram o auditório da unidade para aproveitarem o máximo o momento com a pediatra Marina.  Surgiram muitas dúvidas: como identificar o choro do bebê, qual o jeito de dar o banho e a mamada, o que fazer se o bebê engasgar, entre outras questões.  A médica alertou ainda sobre os cuidados com a alimentação do bebê e a importância do leite materno; da higiene – como deve ser o banho do recém-nascido; os cuidados com o umbigo; a posição da criança dormir no berço – sempre de barriga para cima – para evitar a síndrome da morte súbita; entre outras orientações.

Marina também explicou sobre a questão do banho de sol, que hoje não é mais recomendado a exposição direta para crianças com menos de seis meses e após essa idade, a exposição solar deve ser controlada e ainda deve fazer uso do protetor solar. A médica falou também da importância da comunicação entre os pais e o pediatra. “A mãe deve consultar o pediatra antes mesmo do bebê nascer. Além de tirar dúvidas, estabelece um vínculo de confiança com o profissional. Importante levar o bebê ao pediatra, para a primeira consulta, logo nos três primeiros dias após a alta hospitalar para avaliar o ganho de peso”, destacou a médica.

Maternidade mais tranquila
O encontro garantiu mais segurança às gestantes. “Foi muito bom os esclarecimentos. Pude tirar várias dúvidas, o que me deu mais tranquilidade. Gosto de participar desse grupo, por aprender sempre que venho aqui”, pontuou Mariana Chaves, de 24 semanas de gravidez, à espera de sua primeira filha.

“Mesmo esperando meu sexto filho, ainda tinha muitos questionamentos. Gosto muito desse apoio que recebemos aqui na maternidade”, avaliou Antônia Martins, de 36 semanas de gestação, toda feliz por ter ganhado uma banheira no sorteio.

Texto e foto: Marilane Correntino/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo