Governo garante convênio de leitos de UTI na cidade de Goiás

Parceria com Hospital São Pedro de Alcântara foi anunciada para secretários municipais da região durante audiência  pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexnadrino

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, Ronaldo Caiado, anunciaram para secretários municipais de saúde dos municípios da Região Rio Vermelho convênio do Estado com o Hospital Filantrópico São Pedro de Alcântara para o funcionamento de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva, em até 30 dias. O anúncio foi feito durante visita à cidade de Goiás, na sexta-feira, 21, que contou ainda com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

A novidade agradou aos gestores de saúde de pelo menos 17 municípios daquela região, que terão, a partir de agora, esses leitos disponíveis para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Alexandrino ressaltou que os leitos serão regulados pelo Estado, o que permitirá melhor gestão das vagas e irá desafogar a gestão da cidade de Goiás. “Como um dos pilares da nossa administração, que é a estruturação da regulação, a gestão desses leitos sendo realizada por nós contemplará com mais equidade os pacientes da região que necessitam desse tipo de atendimento”, destacou.

Além desses leitos, a partir de agosto o hospital também deverá realizar cirurgias eletivas em ortopedia, ginecologia e cirurgia geral – hérnia e vesícula – conforme demanda dos gestores da região. Outro anúncio feito pelo gestor estadual é o retorno das obras da Policlínica regional, que já está com mais de 80% das obras de estrutura física realizadas e deverá entrar em funcionamento já em 2020.

Pilares

“Essa Policlínica será um marco para outro de nossos pilares, a regionalização da saúde, reunindo 12 especialidades médicas, apoio diagnóstico por imagem e laboratorial”, afirmou. Nessa unidade, um Centro de Especialidades Odontológicas também será instalado, garantindo atendimento odontológico para todos da região.

O secretário lembrou ainda que será realizada uma mudança de destinação para o prédio que abrigaria uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na cidade. Quando concluído, o prédio sediará um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que dará atenção à saúde mental da população da Região Rio Vermelho.

Durante os anúncios, o governador Ronaldo Caiado elogiou a gestão feita por Alexandrino e lembrou que os avanços na saúde estão sendo feitos desde o primeiro dia de 2019. “O convênio com o hospital, o retorno das obras da Policlínica e a instalação de um Caps aqui na cidade de Goiás levarão qualidade na saúde pública para toda essa região, que, por muito tempo, esteve carente de atenção no âmbito da saúde”, afirmou Caiado.

Policlínicas no Brasil

Para Onyx Lorenzoni, que presenciou todos os anúncios, o modelo de policlínicas é algo surpreendente, que pode ser replicado no âmbito federal. Segundo o ministro, pensar na saúde de forma regionalizada permite o desenvolvimento de novos polos de saúde e maior qualidade de vida para a população que vive longe dos grandes centros urbanos.

“Precisamos investir na instalação de unidades nas cidades do interior e abandonar a ideia de ‘ambulancioterapia’ realizada por muitos municípios que apenas adquirem uma ambulância e encaminham os pacientes para as capitais”, disse. O ministro lembrou ainda que, além de promover desenvolvimento social nas regiões que sediam as unidades de saúde, os pacientes também não irão correr riscos dentro de ambulâncias pelas estradas.

Esses anúncios animaram o secretário municipal de saúde da cidade de Goiás, João Batista Neto, que agradeceu os investimentos levados para o município e que atenderão toda a população dos 17 municípios que compõem a Região Rio Vermelho. “Agradeço o empenho do secretário estadual nessas ações que demonstram um verdadeiro trabalho para a regionalização da saúde e conforto para a população que está longe de Goiânia”, disse.

Felipe Cordeiro (texto) e Sabba Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo