Governo de Goiás realiza 2º encontro de Serviços de Atenção Domiciliar

Evento reuniu 181 participantes e contribuiu para fortalecimento desse tipo de assistência no Estado. Por mês, uma média de 1,5 mil pessoas de 57 municípios goianos contemplados com o Programa Melhor em Casa recebem atendimento em casa

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realizou nesta terça-feira (07/12), o segundo encontro para coordenadores de Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) no território goiano. O objetivo do evento foi contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho desse tipo de assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade foi realizada on-line, por meio da plataforma Zoom, e reuniu 181 participantes de diversos locais. 

Em Goiás, há 50 equipes de SADs, distribuídas entre as regiões de saúde. Ao todo, 57 municípios goianos contam com a cobertura do Serviço de Atenção Domiciliar, que atende uma média de 1,5 mil pacientes por mês. O perfil dos atendimentos inclui pessoas de todas as idades. O SAD é um serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e na urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar.

A abertura do evento contou com a participação do superintendente de Atenção Integral à Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues. Já a coordenadora Estadual dos Serviços de Atenção Domiciliar em Goiás, Neiva Fernanda Duarte, realizou a mediação das palestras do encontro, que também disponibilizou um espaço para apresentação de experiências exitosas.

A programação incluiu fala da referência técnica em Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde (MS), Mariana  Borges Dias, que discorreu sobre O papel dos Sads na desospitalização. A médica geriátrica especialista em cuidados paliativos e coordenadora do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Geral de Goiás Dr. Alberto Rassi (HGG), Ana Maria Porto Carvas, também contribuiu com seus conhecimentos para a atividade.

A coordenadora Estadual das práticas Integrativas e Complementares, Suely Marques, comentou sobre Práticas Integrativas e Complementares nos Cuidados Paliativos. O encerramento foi conduzido pela gerente de Atenção Terciária da SES-GO, Danielle Jaques.

Atenção Domiciliar
No SUS, a Atenção Domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde prestadas em domicílio, com a garantia da continuidade de cuidados. A coordenadora de Atenção Domiciliar da SES-GO, Neiva Fernanda Duarte, destaca que o SAD tem alguns objetivos principais. “Com o serviço, é possível reduzir a demanda por atendimento hospitalar e o período de permanência das pessoas internadas, por exemplo”, explica.

Neiva destaca ainda a humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários, a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde. Na SES-GO, a coordenação de Atenção Domiciliar integra a Gerência de Atenção Terciária da Superintendência de Atenção Integral à Saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo