Governo de Goiás realiza 1º encontro para coordenadores de Serviços de Atenção Domiciliar

Por mês, cerca de 1,5 mil pessoas de 40 municípios goianos contemplados com o Programa Melhor em Casa recebem assistência em casa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realiza nesta sexta-feira, 27, o primeiro encontro para coordenadores de Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) no território goiano. O objetivo do evento é contribuir para o aprimoramento dos processos de trabalho desse tipo de assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade será realizada on-line, por meio da plataforma Zoom, e contará com a presença de representante do Ministério da  Saúde.

Em Goiás, há 47 equipes de SADs, distribuídas em 14 regiões. Ao todo, 40 municípios goianos contam com a cobertura do Serviço de Atenção Domiciliar, que atende cerca de 1,5 mil pacientes por mês. O perfil dos atendimentos inclui pessoas de todas as idades. O SAD é um serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e na urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar. 

No SUS, a Atenção Domiciliar é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde prestadas em domicílio, com a garantia da continuidade de cuidados. A coordenadora de Atenção Domiciliar da SES-GO, Neiva Fernanda Duarte, destaca que o SAD tem alguns objetivos principais. “Com o serviço, é possível reduzir a demanda por atendimento hospitalar e o período de permanência das pessoas internadas, por exemplo”, explica.

Neiva destaca ainda a humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários, a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde. Na SES-GO, a coordenação de Atenção Domiciliar integra a Gerência de Atenção Terciária da Superintendência de Atenção Integral à Saúde.

Pedro Ferreira/Comunicação Setorial
Foto: Agência Brasil

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo