Governo de Goiás promove curso previsto em plano de ação do Nordeste Solidário

Capacitação é voltada a profissionais de saúde de 14 municípios elencados como prioritários pelo Plano Estadual de Contingência da Operação Nordeste Solidário, bem como às regiões de saúde distritais

Uma das capacitações, ministrada pela superintendente Flúvia Amorim, em Formosa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), promove, nesta quinta-feira (23/11), capacitação de ações de vigilância e atenção à saúde relacionada à Operação Nordeste Solidário. A operação beneficia 14 municípios classificados de alto risco para enchentes, alagamentos ou inundações, conforme previsões de chuvas para dezembro emitidas pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

A capacitação faz parte de um plano que reúne ações de preparação, resposta e recuperação para todas as secretarias e agências do Governo de Goiás, objetivando garantir frentes essenciais para prevenir, reduzir, responder e recuperar de possíveis danos e garantir a segurança da população sob o maior risco e vulnerabilidade.

Para viabilizar a participação de multiplicadores do setor saúde de todos os municípios envolvidos na operação, o curso será realizado em Formosa e Uruaçu, das 8h às 17h. Em Formosa, será na Câmara Municipal, com equipes de saúde dos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma, Alto Paraíso de Goiás, Formosa, São João da Aliança, Mimoso de Goiás e Água Fria de Goiás. Em Uruaçu, o curso ocorrerá no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), com equipes de Uruaçu, Pilar de Goiás, Hidrolina, Itapaci, Niquelândia e São Luiz do Norte.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, destaca que, em situações de risco iminente de um desastre, é imprescindível articulações intra e intersetoriais para minimizar os riscos e aperfeiçoar as respostas.

“Entre seus objetivos, o Plano Estadual de Contingência para a Operação Nordeste Solidário identifica os riscos à saúde e enumera as ações necessárias para prevenir/mitigar riscos, além de elencar mecanismos para reduzir os danos à saúde dos moradores desses municípios caso as previsões de chuva se materializem”, explica a titular da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).

Organização e conteúdo
A capacitação é realizada em conjunto pela Suvisa e pelas Superintendências de Atenção Integral à Saúde (Sais) e de Saúde Mental e Populações Específicas (Susmep). A programação abrange informações sobre o Plano Estadual de Contingência para a Operação Nordeste Solidário, orientações para manejo de resíduos sólidos e água – especialmente o monitoramento da qualidade e orientações de uso e distribuição de hipoclorito para consumo seguro da água, fluxo de solicitação de kit desastre, doenças prevalentes em situação de desastres de origem natural, investigação de surto de doenças transmissíveis e definição de unidades de referências municipais e regulação para atenção especializada”.

Patrícia Almeida/Comunicação Setorial

Foto: Suvisa/SES-GO

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo