Governo de Goiás promove atendimentos a caminhoneiros no ‘Posto da Saúde’

Por meio da SES-GO, serão oferecidos vacinas, testes rápidos e material informativo a motoristas que passarem pelo Posto Aparecidão, às margens da BR-153

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove nesta quarta-feira (04/08), uma série de atendimentos voltados à promoção da saúde dos caminhoneiros. A ação será realizada no Posto Aparecidão, que se transformará no 'Posto da Saúde', às margens da BR-153, em Aparecida de Goiânia, das 17 horas às 20 horas. E nesse período que o estabelecimento, conhecido como um dos principais pontos de parada da categoria, recebe grande fluxo de motoristas de carga.

Os trabalhos serão realizados pela Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). O objetivo é aproximar os serviços de saúde dos profissionais das rodovias, que passam grandes períodos longe de casa e das unidades de saúde.

A gerente de Atenção Primária da SES-GO, Ticiane Peixoto Nakae, destaca a importância de voltar a atenção para esse público e conscientizar esses profissionais sobre a necessidade de adoção dos cuidados com a saúde e a direção. “Os caminhoneiros executam um trabalho itinerante, e isso dificulta a criação do vínculo com as equipes assistenciais e os serviços de saúde. A nossa ação busca aproximar os caminhoneiros dos serviços básicos de saúde”, pontua.

Serviços
Durante a ação, serão oferecidos serviços de vacinação contra a influenza (H1N1) e tétano e também testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis – HIV, sífilis e hepatites virais. Tais serviços representam a promoção, diagnóstico e imunização aos caminhoneiros que estacionarem no ‘Posto da Saúde’, com distribuição dos cartões de saúde voltados a esse público.

Os caminhoneiros são responsáveis pelo transporte de 65% das cargas inter-regionais no Brasil, segundo dados do Plano Nacional de Logística. Esses profissionais passam a maior parte dos dias percorrendo rodovias para levar alimentos, medicamentos, utensílios de uso diário, cargas vivas e móveis, entre outros itens de abastecimento.

Maria José Silva/Comunicação Setorial
Foto: Divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo