Governo de Goiás participa da campanha Agosto Dourado
Para celebrar a data e reforçar a importância da amamentação, Estado, por meio da SES-GO, promove uma série de lives educativas
Anualmente, em 1º de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, que também dá início à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Essa é uma campanha global, definida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (Waba, em inglês) e que é comemorada para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno.
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar a vida das crianças e beneficiar a sua saúde futura, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. O leite materno é o alimento mais completo que existe para os recém-nascidos. O aleitamento causa grande impacto na redução da mortalidade e morbidade neonatal e infantil.
Este ano o tema definido pela Waba é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. O objetivo é trazer luz aos desafios, à proteção e apoio ao aleitamento materno em diferentes níveis: nacional, sistema de saúde, local de trabalho e comunidade.
Para celebrar a data e reforçar a importância da amamentação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em sintonia com a comunidade internacional, celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno e realiza nesta semana uma série de lives com todos os Agentes Comunitários de Saúde e Supervisores do Programa Criança Feliz do Estado;
Entre os temas debatidos estão a livre demanda: mitos e verdades; a importância de pesar a criança (ganho de peso individualizado); leite materno: a bebida mais valiosa do mundo; e a amamentação do prematuro.
Foto: Comunicação Setorial/SES-GO