Governo de Goiás inova ao usar QR Code nos chamamentos públicos
Sistema desenvolvido por servidores da saúde ficou em 4º lugar entre 54 projetos de 7 estados. O instrumento de eficiência na gestão pública, que ficou com nota 9, traz economia e eficiência ao Estado
O Governo de Goiás desenvolveu um sistema inovador que proporciona facilidade do acesso aos editais de chamamento público, assegura a transparência à seleção e garante mais economia ao Estado. A ferramenta é o QR Code, usado pela primeira vez em processos de chamamento público na administração estadual.
Criado pela Comissão Interna de Contratos de Gestão em Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o sistema conquistou, em setembro, a quarta colocação no Prêmio de Boas Práticas de Gestão, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.
O Uso do QR Code como Instrumento de Eficiência na Gestão Pública concorreu com outros 53 projetos de sete Estados e obteve nota 9,0. A presidente da comissão, Layany Ramalho, informa que a iniciativa foi desenvolvida após a equipe constatar que as Organizações Sociais (OSs) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) enfrentavam dificuldades para acessar o link relativo ao edital do chamamento público postado no site da SES-GO para seleção de gestores de quatro unidades da rede estadual.
Assim, a equipe tinha de responder vários e-mails sobre o mesmo assunto, explicando o passo a passo para abrir o link. “Pensamos em soluções para poupar os recursos humanos durante esse processo, facilitar o acesso das organizações interessadas e, ao mesmo tempo, gerar mais concorrência”, pontuou Layany. Ela destaca que a equipe teve a ideia de produzir o QR Code, então inédito em avisos de chamamento no Estado, e teve o aval do secretário Sérgio Vencio para ser desenvolvido.
Para o secretário, o uso de ferramentas tecnológicas têm proporcionado o êxito de diversas ações da pasta. Ele ainda avalia que o desenvolvimento e aplicação QR Code atende às boas práticas da gestão pública e, sobretudo, segue os princípios da publicidade e da transparência, facilitando o acesso ao edital e ampliando a concorrência, tornando a seleção para a gestão das unidades hospitalares mais competitiva.
A presidente da comissão assinala que o QR Code é um instrumento para direcionar ao site da SES-GO os interessados que visualizam nos jornais os avisos dos editais, em publicações compactas – e com menor preço. Já na página da secretaria, estão todas as informações detalhadas referentes ao chamamento público.
A ferramenta começou a ser publicada em junho, em caráter experimental, em jornais de veiculação nacional. O próximo passo da SES-GO é levar o QR Code ao Diário Oficial do Estado (DOE).
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial