Governo de Goiás lança pedra fundamental da ampliação do Hetrin

Reforma vai triplicar a capacidade de atendimento da unidade de saúde, passando dos atuais 56 para 149 leitos em uma área de 8 mil metros quadrados

Governador Ronaldo Caiado, com Alexandrino, sobre o novo Hetrin: "O que tem de mais moderno" 

O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) é um importante aliado da população na luta contra a Covid-19 e nos tratamentos de diversas patologias e traumas da população do município e regiões vizinhas. Para melhorar ainda mais a assistência oferecida, a unidade do Governo de Goiás vai ser ampliada para triplicar a capacidade de atendimento. A nova área construída vai passar de 2.491 m² para 8.194 m² – aproximadamente 3,5 vezes maior do que o tamanho atual.

Na segunda-feira (21/2), o governador Ronaldo Caiado e o Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, estiveram no Hetrin para lançamento da pedra fundamental da obra. Durante a visita, Caiado ressaltou que o Hetrin não é um hospital comum de emergência, mas uma unidade geral com portas abertas 24 horas por dia. “Teremos um centro de obstetrícia de alto risco, o que tem de mais moderno e que é capaz de atender a qualquer caso complexo, para que tudo seja resolvido aqui”, afirmou Caiado.

O hospital passará por uma reforma estrutural geral. A fachada e a parte interior da unidade serão modernizadas. Com as obras, o Hetrin ampliará o número de leitos de 56 para 149. No geral, serão 6 de observação, 2 de emergência, 14 de alojamento conjunto, 20 de enfermaria para clínica cirúrgica, 90 de clínica médica, 20 de UTI, 4 salas cirúrgicas, 5 leitos de recuperação pós-anestésicos (RPA), 5 quartos de isolamento e 3 quartos para parto normal (PPP).

R$ 50 milhões
A unidade contará ainda com nova sala de exames e um moderno aparelho de tomografia, ambulatórios, dez leitos de UTI adulto, maternidade de alto risco com dez leitos de UTI neonatal e centro cirúrgico. O laboratório, recepção e todo o bloco administrativo também serão repaginados com o projeto. Para a ampliação do novo hospital, que será entregue para a população de Trindade e dos 15 municípios da região, o Governo de Goiás está investindo cerca de R$ 50 milhões.

As obras já foram iniciadas, e a previsão de conclusão é de um ano e meio. A população não terá de  esperar a finalização para ter novos serviços, já que a previsão é de que sejam entregues em fases. A primeira a ficar pronta será a sala de exames de tomógrafo, em março de 2022; em abril, será a vez da entrega dos novos ambulatório, pronto-socorro e Serviço de Apoio Diagnostico Terapêutico (SADT); em setembro, ficarão prontos o centro de parto normal, centro cirúrgico, Central de Material Esterilizado (CME) e dez leitos de UTI. 

Em 2023, já no mês de janeiro, estão disponíveis as novas enfermarias, laboratório e mais dez leitos de UTI. Em julho do mesmo ano, as obras serão finalizadas com a entrega do bloco administrativo, vestuário geral e as antigas enfermarias, já reformadas. Durante o período das obras, todos os serviços do hospital serão mantidos, e nenhum cidadão será deixará de ter atendimento.

“O governo do Estado acaba de iniciar um projeto audacioso de ampliação do hospital, para melhor atender a população. Essa decisão é fruto do investimento e prioridade do governo com a saúde pública, bem como do excelente trabalho desenvolvido pelo Hetrin, nos seus atendimentos em geral e na pandemia”, afirmou o diretor da unidade, Getro de Oliveira Pádua. 

 

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo