Governo de Goiás e times goianos se unem pela doação de sangue

Lançamento da campanha e visita à unidade de distribuição de plasma que vai enviar segundo lote do hemocomponente à Hemobrás contam com presença do vice-governador Daniel Vilela, secretario Sergio Vencio e dirigentes esportivos

Sérgio Vencio e dirigentes de clubes visitam unidade de distribuição de plasma do Hemocentro

O Governo de Goiás, por meio da Rede Estadual de Serviços de Hemoterapia (Rede Hemo), lançou, nesta quarta-feira (27/06), a campanha Doe Sangue e Marque um Gol pela Vida, em parceria Federação Goiana de Futebol e os quatro times de futebol que disputam as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. A campanha de incentivo à doação de sangue entre torcedores faz parte do movimento Junho Vermelho, que envolve toda a população.

Participaram da cerimônia, no Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), o vice-governador, Daniel Vilela; secretário da Saúde, Sergio Vencio; representantes do Goiás (Thiago Pinheiro), Atlético (Bruno Daniel), Vila Nova (Décio Caetano) e Anápolis (Francisco Elisio). Eles também visitaram a unidade de distribuição de plasma do Hemocentro, que vai enviar o segundo lote do hemocomponente à Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás), nesta terça-feira.

“O futebol é o esporte mais amado e vivenciado pelos brasileiros. Portanto, uma iniciativa como essa é muito inteligente, pois coloca toda a emoção e rivalidade do esporte a serviço da doação de sangue. Essa é uma demonstração de que o futebol tem o poder de unir e salvar vidas”, avaliou Daniel Vilela. “Vamos conseguir promover uma mudança de mentalidade, tornando a doação de sangue um hábito regular e incentivando os torcedores a se envolverem de forma contínua”, previu o vice-governador. 

O secretário Sérgio Vencio destacou a importância da campanha, fortalecida pelo apoio dos principais clube goianos, aos quais agradeceu, por meio de seus representantes. “É uma oportunidade de a gente divulgar e espalhar essa ideia solidária”, considerou, ao lembrar que cada doador pode salvar pelo menos três vidas. “Todos saem ganhando com essa parceria, e a gente convoca os torcedores do futebol goiano para nos ajudar nessa campanha”, disse. 

Para Vencio, o Junho Vermelho tem resultado em um bom número de doações. “Queremos manter esse ritmo de doação, para atender os vários hospitais”, adiantou, ao informar que só na rede estadual são 23 unidades, além das unidades municipais e, eventualmente, outro hospital que o Hemocentro atende. Entre as ações definidas pela campanha estão a distribuição de panfletos informativos sobre tipos sanguíneos, requisitos para doação, exposições de faixas nos intervalos das partidas e a apresentação do Hemoguinho, mascote da Rede Hemo.

Hemobrás
Vencio também comemorou mais uma etapa da parceria com a Hemobrás, fortalecida com o envio desta segunda remessa de plasma, com um lote de 700 unidades. “O Hemocentro tem toda a estrutura para armazenar e enviar o plasma que a Hemobrás recolhe para a produção de medicamentos de altíssimo custo”, informou. O plasma é um hemocomponente usado na produção de medicamentos biológicos, como o Fator 8 e 9, para tratamento de pacientes com coagulopatias, como a hemofilia, e na produção de imunoglobulina e albumina humana. 

O envio de plasma pelo Hemocentro à Hemobrás foi retomado no dia 31 de maio deste ano, com o primeiro lote de 1,2 mil unidades. Com a autorização, feita pelo Ministério da Saúde (MS), o Hemocentro integra o grupo de 55 de serviços de hemoterapia que retomam o envio de plasma à Hemobrás. A distribuição estava suspensa no Estado havia 15 anos e, no País, sete anos. A Rede Hemo atende 667 pacientes em Goiás portadores de coagulopatias em tratamento com fatores de coagulação, sendo estes 341 portadores de hemofilia A, 55 de hemofilia B, entre outras coagulopatias.

José Carlos Araújo, com informações da Secom (texto) e Iron Braz (fotos)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo