Governo de Goiás divulga materiais de orientações sobre coronavírus
Folder e outros materiais informativos serão publicados no Portal da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, no endereço www.saude.gov.br
Os integrantes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o Novo Coronavírus (COE) se reuniram pela quinta vez, nesta quarta-feira, 4, no auditório do Conselho Estadual de Saúde, para debater as ações relacionadas ao vírus nos âmbitos da vigilância em saúde e assistência. Uma das pautas foi a disponibilização de materiais educativos produzidos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), para os municípios, profissionais de saúde e população em geral.
"Além de um folder elaborado por especialistas, que pode ser reproduzido pelas Secretarias Municipais de Saúde, escolas e empresas, há um espaço no Portal da SES-GO com informações sobre o novo coronavírus", explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.
Ações
O Governo de Goiás, por meio da SES-GO, tem desenvolvido ações para o enfrentamento ao novo coronavírus. Entre elas estão a criação do COE, por meio de portaria publicada no Diário Oficinal do dia 18 de fevereiro de 2020. O grupo é composto por equipe multiprofissional, com finalidade de definir e monitorar ações de vigilância epidemiológica, assistência e comunicação relacionadas ao coronavírus.
O COE criou um Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus – definida como Covid-2019 –, que foi elogiado pelo Ministério da Saúde durante a Videoconferência Força Nacional do SUS-Covid-19, realizada em fevereiro. Além de contemplar o ente estadual, o COE inclui Secretarias Municipais de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem, Anvisa e Infraero.
Também em fevereiro, a SES-GO realizou a Oficina Coronavírus Covid-19. O objetivo foi preparar e organizar os serviços de saúde estadual e municipais nas ações de vigilância e assistência à saúde para detecção, monitoramento e resposta oportuna em situações que diferem do contexto epidemiológico local.
Patrícia Almeida (texto e fotos)/Comunicação Setorial