Governo de Goiás disponibiliza vídeos para orientar uso do painel de contrapartida do Estado

Material informativo está disponível no canal da SES no YouTube, para ajudar os profissionais de saúde dos municípios na inserção adequada dos dados no sistema de informação e-SUS APS

Profissionais podem se orientar, nos vídeos, sobre indicadores do Painel da Contrapartida

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) publicou, no seu canal do YouTube, nove vídeos orientativos para facilitar ainda mais o entendimento dos indicadores do Painel de Contrapartida do Estado e a inserção correta das informações no sistema. Cada vídeo, com média de 3 minutos, se refere a um indicador. 

Com esses vídeos, os gestores municipais de saúde poderão também capacitar servidores que trabalham diretamente na inserção dos dados referentes aos serviços do SUS, oferecidos à população, como solicitação de mamografia de rastreamento, exames citopatológicos, consultas para diabéticos, entre outros. 

Por meio desses dados, que vão para o painel, é possível que os municípios façam o monitoramento e revisão de projetos e estratégia para receber recursos do Estado. O acesso aos vídeos é gratuito, basta acessar o link: https://youtu.be/bo_uonDM6v4 

“O painel de contrapartida é uma ferramenta importante para os gestores municipais. É lá que eles avaliam o desempenho e podem corrigir a tempo. Os vídeos orientativos vem somar a esse processo pra que os municípios não tenham perda financeira”, ressalta a gerente de Atenção Primária da SES-GO, Ticiane Peixoto. 

Movimentação de recursos 
A nova forma da contrapartida estadual para a Atenção Primária à Saúde (APS) está prevista na legislação do SUS e requer processos envolvidos entre os entes para a movimentação de recursos do Estado para os Municípios.

O repasse de recursos aos municípios é composto por dois blocos: Manutenção e Expansão, que representa 60% do total e está dado pela cobertura de Atenção Primária à Saúde no município; e Processos e Resultados, que reúne 40% do total e se referem aos serviços estabelecidos para o atendimento à população conforme alcance das metas pelo conjunto dos nove indicadores. 

A avaliação é realizada a cada quadrimestre e o painel para acompanhamento público está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde, em www.saude.go.gov.br

Yara Galvão (texto e foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo