Governo de Goiás desenvolve ações pela vida em campanha de trânsito

Com o tema No trânsito, escolha a vida, pelo Maio Amarelo, vão ser realizadas operação nas estradas e seminário com ampla discussão sobre a violência nas ruas e rodovias

Ação em parceria com instituições com a PRF leva informações e serviços de saúde a viajantes

O Governo de Goiás vai desenvolver diferentes iniciativas em alusão à Campanha Maio Amarelo. Entre essas ações, destacam-se a operação Saúde e Segurança do Trabalho nas Estradas Salvam Vidas e o Seminário Vida no Trânsito: Intersetorialidade para a Mobilidade e Segurança Viária, ambos coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Criada em 2013 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no Brasil (ONSV), a Campanha Maio Amarelo visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção aos altos índices de mortos e feridos no trânsito em todo o Brasil. Neste ano, a campanha tem como tema No trânsito, escolha a vida. 

A operação Saúde e Segurança do Trabalho nas Estradas Salvam Vidas será realizada nos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos municípios de Anápolis, nesta sexta-feira (05/05), e em Jataí, no dia 18 de maio. 

A ação é realizada pela SES-GO, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Serviço Social de Transportes/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, PRF, concessionaria Triunfo Concebra, Regional de Saúde     Pirineus, Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), Corpo de Bombeiros e Associação Nacional de Transporte Público.

A SES-GO, por meio da Coordenação de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), que compõe a Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde, vai oferecer informações e serviços de saúde aos motoristas de carga, avaliar as condições de saúde desses profissionais e sensibilizá-los sobre a importância da relação entre a saúde e a segurança na estrada. E ainda vai passar orientações sobre fatores de risco para a ocorrência dos acidentes de trânsito.

O Seminário Vida no Trânsito: Intersetorialidade para a Mobilidade e Segurança Viária será realizado no dia 29 de maio, com a participação de representantes de diversas entidades e instituições que atuam de forma direta e indireta na área do trânsito. A conferência magna do seminário vai abordar o tema Transformações Urbanas para a Mobilidade Segura e Sustentável e Segurança no Trânsito.  

Trânsito violento
O trânsito brasileiro é um dos que mais destrói vidas, sonhos e patrimônios. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que o Brasil é o quinto país no mundo com maior número de vítimas no trânsito. Em Goiás, a violência no trânsito também é preocupante. 

As notificações do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) demonstram que em 2010 morreram 2.010 pessoas no trânsito, taxa de mortalidade de 33,4 mortes por 100 mil habitantes. Em 2022, ocorreram 1.775 óbitos em decorrência de acidente de trânsito no Estado, com taxa de mortalidade de 21,8. No ano passado, 67% das mortes concentrou-se na faixa etária de 15 a 49 anos. E 48% dessas mortes são de motociclistas do sexo masculino. 

Maria José Silva/Comunicação Setorial

Foto: Suvisa/SES-GO
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo