Governo de Goiás debate saúde dos adolescentes em conflito com a lei

Entre assuntos do evento on-line está levantamento que mostra grande parte dessas pessoas com problemas mentais decorrentes do uso de drogas e da violência familiar

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem desenvolvido várias ações com o propósito de debater a temática da violência, que permeia a vida de diversos extratos sociais, incluindo a população adolescente. Uma dessas iniciativas será realizada na quinta-feira, 16, às 15 horas, com uma mesa de debates on-line sobre o tema “Adolescente em conflito com a lei – o sistema socioeducativo: violências, indiferenças e proteção”. O evento é aberto a toda a população, por meio que pode acessar o link https://meet.google.com/fqi-kudz-tus. 

Levantamentos da SES-GO e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) revelam que os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas são, na maioria das vezes, pessoas menos favorecidas economicamente, do sexo masculino e negras. Grande parte desses adolescentes também é vítima de violências intrafamiliares e sociais, além de ter envolvimento com drogas. 

A coordenadora de Atenção às Pessoas em Situação de Violência e da Saúde no Sistema Socioeducativo da Superintendência de Política sobre Drogas e Condições Sociais Vulneráveis da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, destaca que a SES-GO tem o papel de executar ações que atenuem essa grave realidade.

A palestra virtual faz parte do projeto Violências em Cena, desenvolvido sob a responsabilidade da Coordenação de Atenção às Pessoas em Situação de Violência e da Saúde no Sistema Socioeducativo. Além de Paula dos Santos Pereira, integram a mesa de debates a coordenadora de Saúde da Gerência do Sistema Socioeducativo da Seds, Juliana Chagas Rio; a coordenadora de Ciclos de Vida da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Fernanda Ramos Parreira; a professora do Instituto Federal de Goiás – Câmpus de Águas Lindas de Goiás, Patrícia Carvalho de Oliveira; e a Subcoordenadora de Equidade em Saúde, Fabíola Rosa dos Santos . 

Violência e drogas
Paula dos Santos Pereira destaca que a SES-GO tem o papel de desenvolver a política de saúde implementada nas unidades que abrigam os adolescentes que cumprem as medidas socioeducativas, administradas pela Seds. Ela observa que uma parcela considerável desses adolescentes apresenta comprometimento da saúde mental decorrentes das condições em que vivem, da violência à qual são submetidos desde a infância e do uso frequente de drogas.

A coordenadora também acentua que a compreensão do sistema socioeducativo revela uma importante relação de vivência de situações violentas nessa fase do desenvolvimento com os atos infracionais cometidos e o impacto disso no comportamento e na saúde mental dessa população, refletindo a importância das ações de proteção aos adolescentes e de mudanças na forma como a sociedade lida com essa faixa etária.

SERVIÇO
Mesa de debates on-line sobre o tema Adolescente em conflito com a lei – o sistema socioeducativo: violências, indiferenças e proteção
Data: quinta-feira, 16 de julho
Horário: 15 horas
Link para acesso – https://meet.google.com/fqi-kudz-tus

 

Maria José Silva/Comunicação Setorial
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo