Governo de Goiás apresenta Hecad no Congresso Brasileiro de Pediatria, em Natal

Médicos e palestrantes de todo o País têm a oportunidade de conhecer a unidade de saúde que dispõe de 124 leitos e já atendeu mais de 34 mil pacientes de Goiás e de outros Estados

Cynara Porto (à dir.) e Marise Tofoli apresentam o hospital do Governo de Goiás durante o congresso

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade do Governo de Goiás, integra as atividades do 40º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), de 3 a 7 de maio, em Natal (RN). O espaço de divulgação foi ofertado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), depois de uma visita feita pela presidente da entidade ao Hecad, no mês de abril. 

“Fiquei impressionada com a sensibilidade dos gestores públicos de Goiás em construir esse grandioso hospital para assistir as crianças e adolescentes. Qualquer pediatra brasileiro gostaria de trabalhar no Hecad, pelas condições físicas, qualidade das equipes e pelo nível de tecnologia que a unidade já adquiriu”, disse Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

A equipe do Hecad está apresentando aos mais de 4 mil participantes do congresso detalhes sobre a infraestrutura do hospital, que dispõe de 94 leitos de enfermaria e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O Hecad é um exemplo e modelo que precisa ser replicado em outros Estados, por ser um grande hospital do SUS, completamente moderno, equipado e que conta com uma equipe de excelentes pediatras”, reforçou Luciana no estande do Hecad.

Para o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, o impacto de um hospital especializado como o Hecad na rede de saúde tem alcance regional e nacional, dada a vocação da unidade como referência em média e alta complexidade, ensino e pesquisa. “O Governo de Goiás tem buscado uma saúde integral e ampliada em pediatria. É um orgulho termos um hospital completo como o Hecad”, destaca.

Saúde da criança
Médica gastroenterologista do Hecad e palestrante do congresso, Marise Tofoli falou da importância de representar a unidade hospitalar. “É com muito orgulho e honra que estamos aqui, onde temos a oportunidade de mostrar o nosso serviço, as especialidades pediátricas oferecidas à população e toda sua interface de atendimento com a equipe multidisciplinar para os pediatras do Brasil.” 

A diretora técnica do Hecad, Cynara Porto, destacou que o 40º CBP é um espaço para troca de conhecimento e atualização dos pediatras e profissionais de saúde que integram o cuidado de crianças e adolescentes. “É uma oportunidade ímpar para nos atualizarmos, por meio do acesso aos conteúdos mais recentes voltados à assistência hospitalar, ambulatorial, prevenção, promoção de saúde, além de abordarmos temas como coberturas vacinais e recusa vacinal, neurologia pediátrica em tempos de endemias e pandemias modernas, saúde mental da criança e do adolescente, entre outros.”

Referência
Inaugurado no dia 7 de fevereiro, pelo governador Ronaldo Caiado, o Hospital está localizado no Parque Acalanto, em Goiânia. O pronto-socorro funciona ininterruptamente, durante 24 horas, em todos os dias da semana, e oferta um parque de exames de imagem com a realização de tomografia, broncoscopia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio X, ultrassonografia e exames de análise laboratoriais. A unidade é responsável pelo atendimento em média e alta complexidade, sendo referência em Goiás para casos moderados e graves de doenças em crianças.

O Hecad possibilitou também o aumento dos atendimentos ambulatoriais com 12 consultórios, que funcionam das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, nas especialidades de cardiologia, pneumologia, alergia/imunologia, neurologia, endocrinologia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia e outros. Outro importante serviço oferecido aos usuários do SUS é a operação de separação de gêmeos siameses, coordenada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil.

O hospital ainda oferta atendimento especializado às crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual, com ambulatório e equipe altamente capacitada e formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos com conhecimento e experiência nessa área. Já o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis) é parte estratégica da atenção ao paciente com lábio leporino e fenda palatina. 

Monique Arruda (texto e foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo