Governo de Goiás inaugura Centro Oncológico em Jataí

Convênio com hospital filantrópico levará consultas clínicas, cirurgias e quimioterapia para a população da Macrorregião Sudeste

O Governo de Goiás e o Hospital Padre Tiago na Providência de Deus inauguraram nesta sexta-feira, 5, uma ala oncológica com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria é feita por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o governador Ronaldo Caiado participou do lançamento do espaço. Localizado em Jataí, o hospital passou por obras para adequação e climatização do espaço, que abrigará o serviço oncológico e contará com 12 poltronas especiais de quimioterapia, permitindo 570 infusões quimioterápicas por mês.

A inauguração também foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, e por equipe técnica da SES. O titular da pasta ressalta a importância da  abertura desses serviços no hospital para a regionalização da saúde, que é um dos pilares do tripé do Governo de Goiás para área da saúde. “O setor de oncologia terá influencia naquela região com a instalação desses serviços no hospital filantrópico, descentralizando essa especialidade da capital goiana, que concentra centros de referência como o Hospital Araújo Jorge, Hospital das Clínicas e Santa Casa”, destaca Alexandrino.

Além de internações clínicas, estão previstas cerca de mil consultas e 50 cirurgias oncológicas todos os meses, que serão financiadas pelo convênio com a SES-GO, de cerca de R$ 900 mil mensais. No contrato também estão previstos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que darão suporte para usuários do SUS daquela região, fortalecendo a regionalização da saúde, um dos pilares do tripé da atual gestão, e desafogando o atendimento em Goiânia, principal cidade com atendimento oncológico no Estado.

O convênio, com duração inicial de 12 meses, beneficiará pelo menos 656 mil pessoas da Macrorregião Sudeste, e custará anualmente cerca de R$ 11 milhões para a SES-GO. O hospital é mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus, e iniciou suas atividades em junho de 2014.

Felipe Cordeiro (texto) e Erus Jhenner (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo