Governador recebe selo de qualidade que coloca Hugo entre melhores hospitais de trauma do Brasil

O Governador Marconi Perillo receberá nessa segunda-feira, 12 de dezembro, às 15h, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no auditório governador Mauro Borges, o certificado de acreditação nível 1, fornecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Na prática, isso significa que a unidade receberá um certificado de qualidade dos serviços de saúde, concedido a apenas 4,61% dos 6.140 hospitais de todo o Brasil. No que diz respeito ao atendimento de trauma, apenas três unidades públicas do País contam com a acreditação da ONA: o Hugo, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP) e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB).

O processo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 1 (Acreditação) demonstra que a instituição apresenta requisitos de qualidade assistencial e segurança para o paciente. O governador Marconi Perillo destaca que o selo de qualidades conquistado pelo Hugo é resultado do esforço do Estado em oferecer um serviço de excelência a cada cidadão. “Hoje a população goiana atendida no Hugo tem acesso ao que há de melhor no serviço de saúde do país”, destaca Marconi Perillo.

O secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela enfatiza que os avanços no Hugo ocorreram a partir da decisão, adotada pelo Governo do Estado, de transferir a gestão dos hospitais públicos para organizações sociais em saúde (OSS) com vasta experiência e que foram rigorosamente selecionadas. Ele acrescenta que todo o processo de gestão das unidades é acompanhado e fiscalizado, rotineiramente, pelo Estado. Além do Hugo, os hospitais do Estado, Centro de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer), Hospital Alberto Rassi (HGG) e Hospital Urgências da Região Sudoeste (Hurso) são certificados pela ONA.

Infraestrutura moderna

O Hugo é referência na Região Centro-Oeste do País em atendimento de politraumas graves, com infraestrutura moderna que dispõe de 407 leitos, sendo 58 deles de unidades de terapia intensiva (UTI) totalmente equipados com aparelhos de última geração. Desde maio de 2012, a unidade é administrada pela organização social Instituto Gerir.

As acreditações funcionam como uma auditoria. Os principais tópicos são liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente/cliente, diagnóstico, abastecimento e apoio logístico, além de infraestrutura, apoio técnico e ensino e pesquisa.

A ONA é uma organização privada que surgiu em 1999 com o objetivo de coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação, que é um conjunto de regras e procedimentos de certificação dos serviços de saúde no Brasil, criado por iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com entidades que representam o setor.

Unidade conquistou certificação de qualidade concedida a apenas 4,61% dos hospitais do País. Selo de excelência é concedido pela Organização Nacional de Acreditação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo