Governador e secretário inauguram 10 novos leitos de UTI em Jataí

Na manhã desta segunda-feira, 30 de maio, o governador Marconi Perillo, o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o prefeito de Jataí, Humberto Machado, e o presidente da Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, frei Francisco Belotti, assinaram protocolo de intenções para a estruturação de um serviço de alta complexidade em oncologia (Unacom) no Hospital Padre Tiago, em Jataí.

Durante a solenidade, as autoridades inauguraram 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, instalados no Hospital Padre Tiago. Os leitos foram implantados com a colaboração de voluntários, entre os quais a ex-primeira-dama de Jataí, Naide Brito Carvalho, que fez a doação de aproximadamente R$ 1,3 milhão à unidade. Eles devem estar em funcionamento em cerca de 30 dias, depois da aquisição de equipamentos.

Em seu pronunciamento, o secretário Leonardo Vilela assegurou o cofinanciamento dos leitos de UTI tão logo eles sejam credenciados ao Sistema Único de Saúde. Atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde contribui para o funcionamento de mais de 695 leitos de UTI em todo o Estado, com o repasse de verbas fundamentais à complementação dos custos destes leitos. “Enquanto vários Estados estão fechando leitos em função da crise econômica vivenciada no País, nós aqui em Goiás estamos abrindo-os”, afirmou Leonardo Vilela.

O governador Marconi Perillo enfatizou que o Estado está buscando vencer desafios neste momento de dificuldade vivido pelo país. Durante a cerimônia, ele anunciou a isenção da tarifa de água para o funcionamento do Hospital Padre Tiago e a redução de mais de 60% nos custos da energia elétrica. Marconi Perillo também entregou uma viatura totalmente equipada, no valor de R$ 600 mil, para o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Jataí.

O presidente da Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, frei Francisco Belotti, disse estar emocionado com a contribuição garantida pelo Estado. O Hospital São Tiago passou a ser administrado há dois anos pela entidade e, desde então, estruturou-se de forma para garantir a assistência à população da Região Sudoeste. Durante a cerimônia, Marconi Perillo e Leonardo Vilela sugeriram ao frei Francisco Belotti credenciar a associação como organização social apta a concorrer à administração de um hospital estadual.

Unacom – Para a implantação da UNACOM, caberá à SES designar equipe técnica para aprovar o serviço na Rede Estadual de Oncologia e no SUS e, posteriormente, fazer os encaminhamentos necessários para que o mesmo seja habilitado pelo Ministério da Saúde. O câncer pode ser tratado em hospitais gerais, credenciados pelos gestores locais e habilitados pelo Ministério da Saúde como Unacom (Unidades de Assistência de Alta Complexidade) ou Cacon (Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).

As Unacom possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento dos cânceres mais comuns. Estas unidades podem oferecer assistência radioterápica, caso tenham estrutura para tal, ou então referenciar pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.

UTIs – O Hospital Regional da Providência de Deus – Padre Tiago é filantrópico, mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus. As atividades tiveram início em junho de 2014 e, desde a inauguração, a expansão estava nos planos da mantenedora.

Os 10 novos leitos de UTI adulto serão conveniados ao SUS e poderão receber pacientes de Jataí e dos demais municípios da Regional de Saúde Sudoeste II, desde que devidamente regulados. A Regional Sudoeste II abrange as cidades de Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia e a população é superior a 215 mil habitantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo