Governador e MS conhecem na SES sistemas que estão inovando a gestão da Saúde em Goiás

Sérgio Vencio e equipe mostram a Ronaldo Caiado e representantes do governo federal  sistemas que garantem à pasta dados precisos, como o Imuniza Goiás e o Regnet Filas, responsável pelo “raio X’ dos pacientes que aguardam cirurgias eletivas, novamente elogiado pelos técnicos do Ministério da Saúde

Sérgio Vencio e equipe apresentam sistemas da SES ao governador Ronaldo Caiado e técnicos do MS

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO,) lideradas pelo titular, Sérgio Vencio,  apresentaram nesta quarta-feira (19.07) ao governador Ronaldo Caiado, ao secretário Nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, secretário nacional de Regulação Assistencial,  Carlos Amilcar e ao secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso,  as ferramentas que os gestores da pasta desenvolvem e utilizam em ações que proporcionam o bom desempenho do Governo de Goiás na saúde.

O sistema de monitoramento de recursos federais, o Imuniza Goiás, BI do acompanhamento de recursos financeiros, cofinanciamento da Atenção Primária, SIGUS. e o Regnet Filas foram alguns deles. O Ministério da Saúde (MS) reafirmou que vai utilizar o Regnet Filas como referência para o País na gestão de cirurgias eletivas. “Goiás é o único Estado que deu conta de ter o CPF dos usuários na fila toda e sabe exatamente o que acontece no Estado. Vamos transferir o sistema a todas as 26 unidades federadas”, reforçou Helvécio Miranda, acompanhado dos colegas do MS, André Luís Bonifácio de Carvalho e Carlos Amílcar.

Na ocasião, foi assinado pelo governador mais um ofício solicitando ao governo federal o aporte de recursos do custeio de despesas realizadas pelo Estado no atendimento à saúde. Segundo a superintendente de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura, Ana Carolina Rezende, desde a pandemia da Covid-19 o Governo de Goiás ampliou sua rede hospitalar e de policlínicas, com recursos do Tesouro Estadual. “Apenas de 2021 a 2022, a rede mais que dobrou e o aporte ao Estado para esse custeio não acompanhou esse aumento”, citou.

Avanços
Os gestores da SES apontaram aos visitantes a necessidade de medidas legislativas que tornem mais ágil a aplicação de recursos disponíveis – o sistema da SES aponta saldo de R$ 453 milhões – bem como a compensação ao Governo de Goiás do montante aplicado, acima do que recebe do governo federal. Em Goiás, os gastos com a saúde são de R$ 2,3 bilhões e o MS  custeia 10% desse valor. 

Caiado justificou que o Governo de Goiás tem obras na área em curso, como o Complexo Oncológico de Referência de Goiás (Cora) e o Hospital de Águas Lindas, e pediu ao secretário para fazer um texto para viabilizar a utilização desses recursos. O secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS, Helvécio Magalhães, acenou positivamente à demanda e elogiou a qualidade do trabalho da SES. 

Referência para o Brasil
“É um alento e um estímulo conhecer o que é feito em Goiás, os mecanismos de gestão, transparência, controle e eficiência do uso dos recursos públicos estaduais e federais e repassados ao Estado. São muito bem utilizados e são referência para o Brasil”, afirmou ainda Helvécio Miranda.

Sérgio Vencio garantiu que todas as ferramentas da SES estão disponíveis ao ministério e ao Conass, assim como a pasta recebe das duas instituições ferramentas de controle hospitalar, recursos financeiros e apoio tecnológico. “É uma parceria entre os comandos do SUS, e estamos extremamente agradecidos pela visita”, disse. 

Também participaram da reunião no ConectaSUS a secretária adjunta, Anamaria Arruda; os subsecretários Luciano Moura (Vigilância e Atenção Integral à Saúde), Stella Maris Franco (Controle Interno e Compliance); os superintendentes Silvana Fuini (Planejamento), Luiselena Luna (Inovação e Tecnologia) e Thálles Ávila (Gestão Integrada). 

Ao final, o governador fez questão de conhecer as demais salas do ConectaSUS e cumprimentar os servidores da pasta, aos quais fez questão de parabenizar. “Receber autoridades (como as do MS) atestando a qualidade e o padrão de excelência nos dá muito orgulho. Faço questão de dividir com os servidores essa conquista”, disse Caiado.

José Carlos Araújo (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo