Goiás supera a meta de conformidade e adesão na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente para os hospitais com UTI
Oitenta e sete por cento dos serviços de saúde participaram da avaliação. Meta da Anvisa é de 80% de participação dos estados. 15,7% das UTIs foram classificadas como de alta conformidade, enquanto a meta é de 10%
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove anualmente a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva e para serviços de diálise, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária do país. A avaliação é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. O instrumento para os hospitais com leitos de UTI avalia 21 indicadores de estrutura e processo, e para serviços de diálise,18 indicadores, todos são baseados nas legislações pertinentes.
Em Goiás, a adesão à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente foi de 87%, superando a meta de 80%. Dos 95 serviços de saúde com UTI em funcionamento à época da avaliação, 83 serviços participaram da avaliação, que foi realizada em 2023, referindo-se ao funcionamento e ações realizadas no ano anterior, 2022.
Quanto à conformidade, Goiás teve 13 Serviços de Saúde com UTI, classificados como em Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente de 2023, o que corresponde a 15,7%, superando a meta proposta pela Anvisa no Plano Integrado, de 10%. Entre os 13 hospitais estão unidades sob gestão do Governo estadual como Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo, Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada, Hospital Estadual da Mulher e Hospital Estadual de Jaraguá Doutor Sandino De Amorim.
Em relação aos serviços de diálise, Goiás contava com 35 serviços em funcionamento por um período igual ou superior a 10 meses, sendo que destes, 33 serviços participaram da Avaliação Nacional, ficando com 94% de adesão à Avaliação Nacional das Práticas de segurança do Paciente, atingindo e superando a meta de 60%, constante no Plano Integrado. Os serviços de saúde com 100% de conformidade recebem uma declaração da Anvisa, assinada pelo diretor-presidente, reconhecendo pleno desempenho alcançado na avaliação do ano específico.
Os serviços 13 de saúde que foram classificados como Alta Conformidade as Práticas de Segurança do Paciente – 2023, foram: Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo, Hospital Evangélico Goiano, Ânima Centro Hospital, Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada, Aparecida de Goiânia, Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, Hospital Nasr Faiad, Hospital Estadual da Mulher (Hemu), Hospital Ortopédico de Goiânia, Hospital Amparo, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Hospital de Acidentados e Hospital Estadual de Jaraguá Doutor Sandino De Amorim.
Avaliação
O formulário eletrônico (limesurvey) contendo os indicadores são preenchidos pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissões de Controle de Infecções dos hospitais(CCIH), sendo necessário anexar documentação comprobatória específica para os indicadores avaliados, conforme documento elaborado pela Anvisa, “Orientações para preenchimento do formulário de Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente”. Após a etapa de preenchimento pelos serviços, os formulários e a documentação comprobatória são analisados pelos NSP VISA de estados/DF e Coordenações Estaduais/Distrital de controle das Infecções.
Após análise é realizada uma devolutiva dos resultados aos serviços avaliados, com prazo estipulado para revisão antes da consolidação dos resultados locais. Ao finalizar a etapa de avaliação documental, são realizadas avaliações in loco em uma amostra de serviços participantes com o objetivo de verificar evidências de implementação dos indicadores considerados conformes na etapa de avaliação documental. Os resultados são consolidados pelo estado/DF e encaminhados à Anvisa para consolidação final e publicação do Relatório Nacional.
A Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, realiza a análise dos documentos dos serviços de saúde participantes da avaliação, averiguando os indicadores de segurança do paciente baseados em evidências constantes no formulário nacional de Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, com vistas à qualificação do cuidado. A realização de ciclos de melhoria anuais, possibilita que os serviços de saúde participantes da Avaliação possam prevenir e reduzir os riscos de danos aos usuários dos serviços de saúde, por meio de esforços dedicados na busca contínua de melhores resultados para os pacientes.
Comunicação Setorial da SES/GO
Foto: Subvs