Goiás será primeiro estado brasileiro a ter Ouvidoria acessada em tempo real pelo cidadão

Membros da diretoria da Ouvidoria Geral do SUS estiveram no dia 27.06 em Goiânia, visita ao ConectaSUS Zilda Arns Neumann, para ampliar parceria e desenvolver projeto piloto no Brasil onde o Estado de Goiás será o primeiro a implementar plataforma que permitirá visualização em tempo real de todas as demandas da Ouvidoria que serão registradas pela rede em Goiás.

“Ao entrar em contato com a nossa rede, o cidadão que fará o registro terá o mesmo disponibilizado, instantaneamente, nos painéis no Conecta. Então, qualquer gestor, qualquer pessoa poderá acessar o link da ouvidoria e saber quantas demandas, manifestações, elogios e sugestões que estão listados. Isso com total transparência, diz Hardwicken Miranda Vargas, ouvidor do SUS no Estado de Goiás, ao lembrar que todo conteúdo terá o sigilo do autor resguardado”, completou.

A iniciativa partiu de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás e foi compartilhada e aceita prontamente pelos parceiros do MS que já darão início ao estudo sobre o processo de compartilhamento de dados. A proposta está em fase de implementação e avaliação.

Para Rafael Vulpi Caliari, diretor substituto do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, o Ministério da Saúde incentiva experiências exitosas na área de ouvidoria do SUS e busca ampliar a participação social e subsidiar a gestão do SUS numa tomada de decisão. “Temos todo interesse em qualificar os processo e atender melhor ao cidadão”, disse.

De acordo com Hardwicken, o gestor terá condições de saber qual o conteúdo que está disponibilizado instantaneamente nos painéis e saber, por exemplo, quais as unidades estão sendo mais ou menos elogiadas, quais os problemas que a sociedade está vendo e como deve-se agir para melhorar.

O Conecta Este projeto inédito no país está instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, e monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da Secretaria.

O local do Conecta SUS tem 350 metros quadrados, onde trabalham técnicos qualificados nas suas áreas de atuação que pertencem aos quadros da própria Secretaria de Estado da Saúde.

Há dois espaços de reuniões com apoio de tecnologia da informação avançada, que facilita as discussões e integração das áreas. Há 86 monitores que formam 15 painéis. Um dos espaços é destinado ao gerenciamento de situações de risco.O cidadão pode conhecer mais sobre Saude em Goiás e sobre o ConcectaSUS por meio do endereço eletrônico: https://www.conectasus.go.gov.br/o-conecta/ 

Para sugestões, reclamações, elogios, denúncias, pedido de acesso a informações gerais e reclamações a Ouvvidoria do SUS em Goiás tambpem pode ser acionada pelo seguinte endereço: https://www.cge.go.gov.br/ouvidoria/

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo