Goiás se mobiliza contra o Aedes

A Praça da Matriz, em Campinas, transformou-se na manhã deste sábado, 13 de fevereiro, em ponto de concentração para a erradicação do Aedes aegypti. Uma solenidade realizada às 8 horas, com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, do coordenador de Operações Especiais do Exército, Mauro Sinott, e do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, marcou o início dos trabalhos da Mobilização Nacional contra o Aedes em Goiás.

A megaoperação, realizada simultaneamente hoje em 350 municípios das 27 unidades federativas, está reunindo em todo o País 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Além de Goiânia, em Goiás está havendo mobilização nacional em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa, Luziânia, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás.

Durante a solenidade, o secretário Leonardo Vilela destacou que o Estado vive uma epidemia de dengue e que é preciso a união de todos para a eliminação do mosquito transmissor. Os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apontam que neste ano, até 6 de fevereiro, foram notificados 19.638 casos de dengue em Goiás, o que simboliza um avanço de 0,63% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os registros da SES-GO também revelam que em 2016 foram notificados 98 casos de Zika no Estado. Destes, 8 foram confirmados por meio de exames e 1, descartado. Outros 89 ainda estão em investigação. Até 6 de fevereiro a SES-GO notificou 90 casos de Chikungunya no Estado, mas nenhum ainda foi confirmado.

Em seu pronunciamento, o ministro Patrus Ananias convocou a população a se mobilizar e unir para ajudar o poder público vencer a guerra contra o Aedes. “Não podemos permitir que as pessoas morram precocemente nem que o País tenha uma geração de crianças com microcefalia”, assinalou. Em Goiás foram notificados neste ano 78 casos de microcefalia, mas até o momento não foi confirmada a associação de nenhum caso da doença com o vírus Zika.

Força-tarefa

A Mobilização Nacional contra o Aedes complementa e ao mesmo tempo reforça a força-tarefa Goiás contra o Aedes, desencadeada pela SES-GO em parceria com o Corpo de Bombeiros e Prefeituras Municipais em dezembro do ano passado. Esta ação tem o propósito de vistoriar uma vez por mês, até junho, todos os imóveis residenciais e comerciais do Estado e, desta forma, eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Em janeiro as equipes visitaram mais de 1 milhão de imóveis em Goiás e ação serviu de referência para o Ministério da Saúde.

A segunda etapa da força-tarefa foi iniciada no início deste mês e desde quinta-feira conta com a adesão do Exército. Nas duas primeiras semanas de fevereiro foram realizadas vistorias em 316 mil imóveis. Nesta etapa também está sendo feita a remoção de entulhos e a limpeza de córregos, bueiros e riachos. A ação está sendo executada, quando necessário, com o uso de motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras e caminhões disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo