Goiás mostra experiências de sucesso em Saúde

A atenção primária é a porta de entrada do cidadão no SUS e pode resolver até 85% dos problemas de saúde da população, evitando agravamento no estado de saúde e economizando recursos públicos. A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás investe neste modelo e desenvolve o Programa Mais Saúde Pra Goiás, com o intuito de fortalecer e melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Para avaliar o desenvolvimento deste trabalho, a SES-GO promove em 5 de junho, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde / Processo de Tutoria. O evento acontecerá das 8h às 18h no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (ESAP / SEST-SUS).

O seminário contará com a presença do consultor do CONASS. Eugênio Vilaça Mendes, gestores municipais de saúde, Coordenadores Municipais da Atenção à Saúde, Coordenadores Regionais de Saúde e Tutores Estaduais. Na ocasião, serão entregues mil kits bucais, com escova e pasta de dental, para representantes de municípios presentes. Um total de um milhão desses kits serão entregues as 1.048 equipes de Saúde Bucal (eSB) dos municípios goianos pelo Governo do Estado.

O objetivo do seminário é o de disseminar as experiências exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria, estimulando o desenvolvimento de novos projetos pelos municípios goianos para o fortalecimento das capacidades de assistência e de gestão de saúde. Um dos projetos a ser apresentado como experiência exitosa está sendo desenvolvido no município de Inhumas e foi um dos vencedores do no Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família.

Pelo trabalho liderado pela cirurgiã dentista Gabriela Alves Silva, coordenadora da equipe de Saúde Bucal no município de Inhumas, o acolhimento e classificação de risco em odontologia permitiu a diminuição de filas de atendimento em espera em 78%, e aumentou o número de tratamentos/mês em torno de 88%. “Também conseguimos dar maior resolutividade para todos os tratamentos odontológicos realizados na cidade”, afirma Gabriela.

MAIS SAÚDE

O Governo de Goiás lançou em novembro de 2015 o “Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador – GMCI” que tem como objetivo implementar uma agenda estratégica de atuação governamental de curto e longo prazo, com o objetivo de desenvolver ações para melhoria da qualidade de vida, ampliação da competitividade econômica e eficiência da gestão pública. Um dos braços do GMCI é o Programa Mais Saúde para Goiás, coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS/SES-GO).

O Programa Mais Saúde para Goiás, com a Planificação da Atenção à Saúde – processo de Tutoria, e o apoio do CONASS, realiza o planejamento das ações para reorganizar os processos de trabalho e a assistência nas Unidades Básicas de Saúde. “O que se pretende com esta iniciativa é prestar o melhor atendimento à população, a prevenção das doenças e a diminuição dos encaminhamentos para os serviços de média e de alta complexidade e melhoria de indicadores essenciais de saúde”, afirma o secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, e também presidente do CONASS.

Neste contexto, a SES-GO dando continuidade ao Programa “Mais Saúde para Goiás” / Goiás Mais Competitivo e Inovador, com a Planificação da Atenção à Saúde / Processo de Tutoria em parceria com o CONASS, realizará o Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde / Processo de Tutoria. Durante o encontro, pretende-se estreitar as relações entre o Estado e os Municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão da saúde, com vista à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

AUDITÓRIO

Também como parte das benfeitorias de trabalho está a entrega do mais novo auditório da Escola de Saúde Pública “Cândido Santiago” que foi totalmente reformado e conta com poltronas novas e acústica especial que atenderá, agora, os eventos da SES-GO que antes eram realizados em Hotéis por falta de estrutura. Com essa obra, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás economizará, por ano, mais de R$ 331 mil reais.

SERVIÇO

DATA: 5 de junho de 2018

LOCAL: Auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (ESAP / SEST-SUS) – Rua 26, 521 – Jardim Santo Antônio – Vila Legionarios, Goiânia PÚBLICO ALVO: Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, Coordenadores Municipais da Atenção Primária à Saúde, Coordenadores das Regionais de Saúde, Coordenadores da Atenção primária à Saúde das RS e 80 Tutores da SES.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo