Goiás mostra êxitos na redução da mortalidade infantil

O Estado de Goiás consegue reduzir o número de mortes de crianças menores de 1 ano. Registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade Infantil/Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos indicam que, em 2016, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil foi de 13,02 óbitos por nascidos vivos com menos de 1 ano. Em 2017, caiu para 11,40 (dados parciais).

O tema será debatido nesta sexta-feira, 15 de junho, com a realização do Seminário Experiências Exitosas na Redução da Mortalidade Infantil. O evento, que acontece no Umuarama Hotel, das 7h30 às 16h30, visa demonstrar aos gestores municipais, profissionais da SES-GO e representantes de entidades e instituições parceiras as ações realizadas no Brasil e no exterior que muito contribuíram para a queda das taxas de mortalidade infantil.

Na programação do evento constam experiências bem-sucedidas efetivadas em Portugal, Santos (SP), no Estado do Paraná e nos municípios goianos de Anápolis e Jataí. Em todas estas localidades, as ações para a redução da mortalidade infantil alcançaram bons resultados. Tais experiências serão demonstradas por pessoas que participaram de suas execuções de forma direta ou que as conheceram profundamente.

A redução desta taxa é a principal meta do Programa Siga Bebê, que integra o Programa Goiás Mais Competitivo, do Governo do Estado de Goiás. Efetivado a partir de 2016 pela Secretaria do Estado da Saúde (SES-GO) em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), o Siga Bebê escolheu 32 municípios prioritários para o desenvolvimento de ações visando à redução da taxa de mortalidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo