Goiás leva experiências exitosas à 17ª Mostra Nacional em Epidemiologia

Trabalhos desenvolvidos no estado são apresentados durante o evento que reúne, em Brasília, representantes da área de ­vigilância em saúde de todo o País

Diretor-geral do Lacen-GO, Vinícius Lemes fala sobre projeto de descentralização do laboratório

O Estado de Goiás participa, até sexta-feira (10/11), da 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), em Brasília. O evento, que teve início na terça-feira (07/11), é realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde ((SVSA/MS), e tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos entre gestores, movimentos sociais, academia e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o País. 

"A ExpoEpi é o maior evento de vigilância do Brasil, onde o Ministério da Saúde reúne experiências exitosas nas mais diversas áreas dentro da vigilância em saúde, que são apresentadas e compartilhadas durante esse evento. Então é um momento muito rico de troca de experiências, de estratégias novas de vigilância, de controle de doenças, de epidemiologia também. É o momento para que os nossos profissionais tragam  estratégias novas e inovadoras para que a gente possa aplicar no nosso Estado", destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim.

Goiás é representado no evento por uma equipe com mais de 15 profissionais da área técnica da SES-GO. A comitiva goiana apresenta trabalhos locais bem-sucedidos e que têm colocado o Estado em evidência na saúde nacional. O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) foi um dos destaques durante a mostra Utilização de Plataformas, Métodos e Fluxos Laboratoriais Inovadores para a Vigilância de Doenças Infecciosas, realizada na quarta-feira (08/11). O trabalho foi selecionado com outras duas experiências de outros Estados, entre um total de 1,8 mil projetos.

Metodologia PCR
A experiência de descentralização da metodologia Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) no Lacen-GO surgiu em meio à pandemia de Covid-19, quando houve aumento significativo da demanda de diagnóstico laboratorial por PCR, que até então era realizado exclusivamente pela área de biologia molecular do laboratório. O cenário gerou uma limitação da resposta diagnóstica para outras doenças infecciosas e criou a necessidade de capacitar outros servidores, de diversas seções do Lacen-GO, para que também realizassem o diagnóstico, abrindo novas frentes de trabalho. 

"Nós acreditávamos que o tempo de resposta ia diminuir, mas diminuiu muito mais do que a gente pensou. Um exemplo, o arbovírus, onde a resposta era em torno de 15 dias, esse tempo já caiu pra sete, uma redução de 50% no tempo de resposta. E nós já entendemos que conseguimos chegar num tempo ainda menor… Então, o principal resultado encontrado foi diminuição no tempo de resposta, aumento da integração entre a equipe e melhoria do uso da máquina pública", explicou o diretor-geral do Lacen-GO, Vinícius Lemes da Silva, que apresentou o projeto no segundo dia da ExpoEpi 2023. 

O representante da SES-GO lembrou ainda que o Laboratório Estadual de Saúde Pública desempenha papel importante para a vigilância, trazendo respostas sobre o cenário epidemiológico da região e possibilitando a melhor tomada de decisões. "A gente consegue identificar mais rápido quem está ou não doente com algum determinado agravo. Quando você identifica que aquela doença está presente, a resposta para cuidar do paciente, da coletividade, é muito mais rápida. Por isso e para isso que a gente vem trabalhando", afirmou. 

Palestras, mostras e exposições
A ExpoEpi tem premiado, desde 2001, as práticas dos serviços de saúde que se destacaram pelos resultados alcançados no País. Na edição 2023, são apresentadas as mais recentes pesquisas, estratégias de prevenção e controle de doenças, bem como experiências bem-sucedidas no enfrentamento de problemas epidemiológicos. Além da extensa agenda de palestras e mostras, o evento conta ainda com exposições, como a que comemora os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Nesta quinta-feira (09/11), a pasta goiana será representada durante o painel Covid-19: Presente, Passado e Futuro, mostrando os caminhos da vigilância da doença desde o Decreto de Emergência em Saúde Pública até o pós-pandemia, com a gestão do problema pelo governo estadual. A programação completa, bem como a transmissão ao vivo do evento, está disponível em https://expoepi.saude.gov.br/.

Aline Rodrigues (texto)

Fotos: ExpoEpi

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo