Goiás é pioneiro no País na notificação de dados sobre o Aedes
A estruturação e logística da ação Goiás contra o Aedes, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) em parceria com o Corpo de Bombeiros, estão proporcionando reconhecimento e resultados positivos ao Estado. Goiás foi a primeira unidade da Federação a inserir dados relativos da operação na Sala Nacional de Coordenação e Controle do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), do Ministério da Integração.
A realização de forças-tarefas para a eliminação de focos do Aedes aegypti passou a ser desenvolvida em grande parte dos Estados brasileiros depois da notificação de casos de chikungunya e zika e do avanço dos casos de microcefalia em todo o País. Em nível nacional, a ação é coordenada pelo Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Integração. Em Goiás, a megaoperação teve início em 16 de dezembro do ano passado, um dia depois de o governador Marconi Perillo ter assinado decreto que institui emergência em saúde pública no Estado.
Até o momento, mais de 524 mil imóveis de 200 municípios goianos já receberam a visita de agentes de saúde, de combate às endemias, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, profissionais de saúde e voluntários. No total, 80 % do Estado já foi vistoriado com retirada de mais de 16.678 mil focos do mosquito.
As equipes do Corpo de Bombeiros, responsáveis por coordenar a reunião dos dados nos municípios goianos, utilizam um sistema de mapa georreferenciado das quadras de cada cidade. Este sistema é alimentado em tempo real nos municípios e atualizado a cada 30 segundos, por meio de uma estrutura instalada na Sala de Situação na sede da SES-GO. O mapa apresenta quadros que sinalizam com a cor verde as casas que já estão livres dos focos e de vermelho as que não estão com os focos erradicados.