Goiás contra o Aedes terá posto de comando no DF

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, articulou junto ao governo de Goiás um posto da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros em Brasília, como parte das estratégias da força-tarefa Goiás contra o Aedes.

O posto funcionará na sede da Representação de Goiás no Distrito Federal, que fica no Lago Sul, na capital federal. A proposta foi bem recebida pelo chefe de Gabinete da Representação, Simão Cirineu Dias, e pela Secretária do Entorno, Sônia Chaves. O objetivo é estreitar ações conjuntas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da zika, dengue, chikungunya e febre amarela – na região do Entorno do DF.

As cidades goianas próximas do Distrito Federal apresentam dificuldade específica com relação à força-tarefa Goiás contra o Aedes. Isso porque o grande número de imóveis fechados nessa região (4.950), por conta das cidades-dormitório, dificulta o trabalho de identificação e limpeza de focos do mosquito.

A operação em Goiás, que tem sido referência para autoridades em saúde pública no país, contabiliza a visita em todos os 246 municípios goianos, onde mais de 2 milhões de imóveis receberam as equipes do Corpo de Bombeiros militar, agentes de endemias e comunitários de saúde e voluntários. No total, 1 milhão 582 mil imóveis foram trabalhados, 467 mil estavam fechados e foram encontrados e eliminados focos em cerca de 50 mil.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo