Goiás apresenta trabalho sobre educação permanente em congresso internacional


O trabalho de fortalecimento da educação permanente em saúde de Goiás tem ganhado projeção nacional e internacional a partir do Curso de Especialização em Saúde Pública oferecido pela Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. O trabalho do aluno Alan Kardec de Lima Filho, que também é servidor da Sest/SUS, entitulado “Contribuições do Estado de Goiás no Processo de Atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde” será apresentado no “13º Congresso Internacional da Rede Unida” que está sendo realizado de hoje, 29 de maio, até 2 de junho na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus.

O estudo que será apresentado pela superintendente da Sest/SUS, Dra. Rafaela Veronezi (orientadora do trabalho), é resultado prático do curso que tem a proposta de formar sanitaristas para atuarem em Goiás. Segundo o autor, pelo trabalho apresentado, existem pontos que devem ser melhor aplicados como: maior autonomia  da Educação Permanente em Saúde – EPS, maior fortalecimento da Comissão Permanente de Integração Ensino Serviço-CIES e uma descentralização mais robusta de ações e recursos.

O congresso

O evento propõe o debate envolvendo mais de 30 oficinas com temas sobre saúde, educação, arte e cultura, participação cidadã da gestão e trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS). É um encontro voltado para trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

A Associação Brasileira Rede Unida (ou para os íntimos Rede Unida) reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.

A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo