Goiás apresenta projeto de inclusão digital em Saúde

Projeto da Secretaria de Estado de Saúde com foco na inclusão digital de profissionais de Saúde da atenção primária foi apresentado nesta terça-feira, 7, no seminário do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde. O evento acontece em Brasília e reúne experiências desenvolvidas no SUS, com ênfase em Educação Permanente, que estão concorrendo à premiação do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

A experiência exitosa de inclusão digital dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) em Goiás foi selecionada entre 300 experiências nacionais inscritas na primeira fase do concurso. Destas, 45 foram selecionadas para a apresentação oral realizada agora em fevereiro.

Rafaela Veronesi, superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, disse que a apresentação do projeto de inclusão digital foi bem recebida pela mesa do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde. “Os membros da banca fizeram elogios ao final da apresentação e estamos esperançosos em fazer parte do grupo dos 30 selecionados”, afirma Rafaela.

Além da experiência da SES, outros dois projetos goianos – do Conselho Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Barro Alto – também participam do evento. Dentre as 45 apresentadas, na segunda etapa, 30 serão escolhidas agora para a parte final do laboratório.

O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) entregarão um certificado de reconhecimento dos projetos em cerimônia pública, a ser realizada no encerramento da iniciativa. As experiências também serão sistematizadas e publicadas na Série Técnica NavegadorSUS, além de serem divulgadas pelos veículos de comunicação do governo, da Portal da Inovação na Gestão do SUS) e de parceiros.

Pioneirismo

As Oficinas Regionalizadas de Inclusão Digital dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), por meio de convênio com a Universidade de Brasília (UnB), treinaram para 646 alunos com dificuldades no uso de informática e da Plataforma EAD. Até agora foram realizadas sete oficinas. O processo de Inclusão Digital dos ACS e ACE faz parte do Programa Mais Saúde Goiás, desenvolvido pela SES-GO, com o objetivo de melhorar o atendimento na rede básica de saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo