Goiânia sedia congresso internacional de medicina indiana


A partir de amanhã (12), Goiânia receberá o 1º Congresso Internacional de Medicina Ayurveda no Brasil, que acontecerá até o dia 14 de novembro. A realização é da Embaixada da Índia, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Assuntos Estratégicos. A coletiva de imprensa para falar sobre o assunto acontecerá amanhã, às 16h30, no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, Rua 26 s/n, Bairro Santo Antônio, com a presença do secretário da saúde, Antônio Faleiros e de convidados.

A coletiva também contará com a presença da bailarina brasileira Iara Ananda, que é referência em dança indiana clássica e fará uma apresentação às 18h, no palco do auditório da Escola, durante a solenidade de abertura do Congresso. Iara Ananda é reconhecida mundialmente como uma das melhores do gênero no mundo e assegura que a dança indiana auxilia na concentração, na coordenação motora e na manutenção da forma física. Roupas e maquiagem, sempre com muito brilho e cores vibrantes, ajudam a contar histórias de deuses e heróis.

O médico do Hospital de Medicina Alternativa (HMA) e diretor científico da Associação Brasileira de Ayurveda, Danilo Maciel, explica que a realização do Congresso é uma oportunidade para a sociedade conhecer um pouco o Ayurveda, ciência voltada para a qualidade de vida, que envolve conhecimentos de alimentação, yoga, meditação e medicamentos naturais.

O HMA, inclusive, foi fundado há 25 anos com a proposta de oferecer uma alternativa aos tratamentos convencionais. Com atendimento 100% SUS, é especializado em fitoterapia, acupuntura e homeopatia, e um dos seus principais projetos é o Homeopatia Contra a Dengue. O Projeto será um dos temas da 3ª Jornada científica do Hospital de Medicina Alternativa, que também será realizado durante o Congresso Internacional de Ayurveda.

Especialistas indianos
Especialistas internacionais do Ayurveda desembarcaram hoje em Goiânia (GO) para participarem do congresso. Participarão como palestrantes os professores doutores: AbhimanyuKumar, diretor do All India Instituto de Ayurveda, de Nova Deli; Paramkusha Rao, que participou da implantação do Hospital de Medicina Alternativa (HMA) na década de 1980 em Goiânia, e é professor de um dos maiores centros de Ayurveda da India, o Ayurveda College de Tiru-pati; e U. Indulal, um dos especialistas mais respeitados na Índia e na Europa pelo trabalho que desenvolve no Arya Vaidya Pharmacy (AVP).

Programação
A abertura oficial do Congresso e da Jornada Científica acontecem amanhã, às 17 horas, mas no período da manhã, a partir das 9h, já estarão acontecendo mini-cursos. O primeiro, das 9h ao meio-dia, tratará de: Alimentação Ayurvédica ;  Ayurvédica no tratamento das doenças crônico-degenerativas; Práticas Manuais Externas da Ayurveda e Fitoterapia Coesmética Ayurvédica.

A tarde, das 14h às 17h, os mini-cursos serão de: Cultivo e produção de matéria prima ; Panchakarma ; Ayurveda e Saúde Mental  e  Yoga e Ayurveda. Durante todo o evento haverá demonstração das técnicas dessa medicina, incluindo massagem terapêutica, e ainda exposição de produtos.

A abertura oficial do evento será às 17 horas, com a presença de autoridades federais e estaduais.

A programação completa pode ser conferida no hot site: https://www.congressodeayurveda.com.br/  Nesse mesmo endereço também é possível se inscrever para o Congresso.

O evento é realizado pela Embaixada da Índia Brasil e pelas Secretarias de Estado da Saúde e de Assuntos Estratégicos. Apoiam o evento, a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), Ministério da Saúde, Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), Farmácia Naturofarma, DhyanaCentro de Bem Estar, Extracaps, Teuto-Pfizer e Geolab.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo