Goianas participam de Congresso na Colômbia

As técnicas em Saúde Lauriana Fernandes Michelone (Superintendência de Vigilância em Saúde – SUVISA), Magaly Maria de Carvalho (Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e Giselle Pereira Martins de Souza (Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia) representam o Estado de Goiás na 10ª TEPHINET (Conferência Científica Regional das Américas), que está sendo realizada em Cartagena, Colômbia, entre os dias 15 e 18 de maio de 2018.

Elas participaram do curso EPISUS fundamental. O projeto piloto é do Ministério da Saúde sobre qualificação de profissionais de vigilância para o enfrentamento de emergências em saúde pública e que incluiu quatro estados, dentre eles Goiás.

Em Goiás, os municípios de Aparecida de Goiânia e Rio Verde e as regionais de saúde Centro-Sul e Sudoeste I participam do projeto piloto. Os trabalhos apresentados são: 1- Perfil da Mortalidade Materna no Estado de Goiás – Brasil: Indicador de Qualidade da Assistência; 2- Tuberculose no Sistema Prisional do Brasil, 2009 a 2016: Uma Emergência em Saúde Pública e 3- Perfis dos Homicídios por Arma de Fogo no Município de Aparecida de Goiânia – GO, 2005 – 2016.

Os trabalhos de Goiás, juntamente com outros cinco de outros estados compõem a equipe brasileira de representantes do EPISUS fundamental.

A SES, por meio da SUVISA tem como proposta avançar no processo de qualificação de profissionais do nível central, regional e principalmente municipal para o enfrentamento de surtos, epidemias e outras emergência em Saúde Pública, ampliando as qualificações do EPISUS fundamental.

Essa estratégia faz parte de um projeto maior, o CIEVS em ação, sob responsabilidade da SUVISA e que tem como objetivo a ampliação da capacidade de resposta do Estado e municípios frente às emergências em Saúde Pública.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo